Quem paga o frete no caso de devolução de compra feita pela internet?
Quando se trata de uma troca por defeito ou devolução, a lei garante que o frete ou qualquer custo envolvido é de responsabilidade da empresa vendedora.
Quando o cliente se arrepende da compra Quem paga o frete
Existem algumas situações em que o consumidor se arrepende da compra e deseja devolver o produto. Neste caso, o e-consumer tem até sete dias (após o recebimento do produto) para devolvê-lo. Todos os valores gastos devem ser devolvidos pela loja. Isso inclui o frete pago pelo produto.
Quem deve arcar com os gastos para a devolução da mercadoria
É dever do fornecedor arcar com as despesas de devolução do produto. Isto é, o consumidor deve ser ressarcido de forma integral, tanto do produto quanto do frete e da logística reversa (entrega do consumidor ao fornecedor)", explica.
Quem arca com a devolução do produto
Na troca de produto, a loja arca com as despesas do frete? Não, esta responsabilidade é do cliente consumidor.
Como funciona devolução de compra pela internet
tem o direito de se arrepender da compra em sete dias e desfazer o negócio, sem ter que dar qualquer justificativa. Este prazo começa a ser contado na data da compra do produto, contratação do serviço ou recebimento do produto ou serviço.
Quem paga a taxa de devolução
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o lojista deve arcar com todos os custos da devolução da compra online.
Como devolver um produto sem pagar frete
A devolução no prazo de 7 dias é chamada de direito de arrependimento. Nesse direito o consumidor pode devolver o produto sem expressar nenhum motivo, mesmo que haja algum, como por exemplo um defeito. Essa devolução é totalmente bancada pelo lojista, não tendo o cliente a obrigação de pagar o frete.
O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre devolução
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Como funciona o procedimento de devolução
De acordo com o artigo 49, o consumidor pode desistir do produto ou serviço no período de sete dias. Lembrando que essa desistência pode acontecer por qualquer motivo. Sendo assim, mesmo que o produto não tenha nenhum tipo de avaria ou mau funcionamento, o cliente pode desistir da compra sem sofrer nenhuma penalização.
Como funciona o processo de devolução de mercadoria
O que é e como funciona a devolução de mercadoria? Devolução de mercadoria é quando o item comprado é enviado de volta à empresa após ter sido recebido/escriturado pelo cliente. Note que já houve a aceitação do produto por ele, pois esse fato é importante para diferenciar o processo de retorno de mercadoria.
Precisa pagar para devolver um produto nos Correios
No guichê, o consumidor deve informar o Código de Autorização de Postagem (E-ticket) enviado pelo vendedor. Dessa forma, o atendente da agência consegue retornar o pacote ao remetente e o cliente não precisa pagar nada por isso.
Quais são as 5 etapas do processo de devolução de produtos
De forma geral processo compreende cinco etapas – receber, classificar, processar, analisar e dar suporte – que são comuns a quase todas as empresas, independentemente do tipo de indústria ou produto.
Quando o cliente tem direito a devolução
Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro
Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.
Quais os direitos do consumidor que compra pela internet
Mas antes de se empolgar no carrinho virtual, conheça quatro direitos do consumidor para compras feitas pela internet:
- Direito de arrependimento. ...
- Prazo de entrega. ...
- Troca e reparo de produtos com defeito. ...
- Cumprimento de ofertas.