Quem nasce no Rio de Janeiro é?

Perguntado por: lnogueiras . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.1 / 5 8 votos

A capital é Rio de Janeiro. Quem nasce no Estado é chamado fluminense. Aquele que nasce na cidade é denominado carioca.

A diferença entre os termos fluminense (quem nasce no estado do Rio de Janeiro) e carioca (quem nasce na capital do Rio) é antiga. Ela existe porque o estado do Rio de Janeiro e a capital desse estado possuem o mesmo nome, diferenciando assim quem nasce na capital de quem nasce em outras cidades.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

A partir de 1783, por decreto de D. Luiz de Vasconcelos, então vice-rei do Brasil, foi criado um novo gentílico "mais civilizado" para o Rio de Janeiro, o "fluminense", a partir do termo latino flumen, que significa "rio", em alusão ao "Rio".

Os Cariocas são internacionalmente conhecidos por seus corpos bronzeados, sua alegria e espírito festivo, sua simpatia e por seu jeito descontraído de ver e viver a vida.

Leitora de Niterói quer saber por que quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca e quem nasce em Niterói é fluminense. Há um engano na sua pergunta. Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.

A explicação vem de 1808, quando a corte portuguesa mudou-se para o Brasil, especificamente na cidade carioca. Os integrantes da realeza imitavam o “R” falado pelos franceses, referência cultural e intelectual europeia naquela época. Em pouco tempo, a elite local também passou a copiar esse jeito de falar.

Rapidamente os portugueses começaram a chamar-se a si próprios de cariocas. Ao longo do tempo foi começando a ser usado o termo “carioca” para designar as pessoas que nascem no Rio de Janeiro. Um dia Vinicius de Moraes escreveu que ser carioca “é antes de mais um estado de espírito”… Vá até ao Rio e seja carioca!

O gentílico municipal de Petrópolis é petropolitano.

Carioca da gema é a expressão dada para aquele que nasce e mora no Rio de Janeiro. Mas para ser carioca, não é necessário ter nascido na cidade. Existem pessoas que vêm de fora para morar ou trabalhar, mas que acabam criando raízes na cidade e vínculos com a identidade carioca.

Fluminenseé o adjetivo pátrio usado para definir o cidadão nascido estado do Rio de Janeiro; já carioca indica quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Deste modo, eu sou fluminense e carioca; meus primos nascidos em Petrópolis são fluminenses e petropolitanos.

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.

O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.