Quem nasce em brasília é o quê?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

É bastante comum algumas pessoas utilizarem o gentílico de 'candango' para se referir a quem nasceu na cidade, mas o oficial mesmo é a expressão 'brasiliense'.

Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense. [...] CANDANGO passou definitivamente a ser o gentílico de Brasília, como é carioca aquele que nasce no Rio...

O que é Candango:
"Brasiliense" ou "Candango" são os nomes que se dão a quem nasceu em Brasília. "Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção.

Atualmente, candango é um dos termos gentílicos alternativos para os moradores de Brasília. Na época da construção da Capital Federal, o termo era utilizado para designar os operários e demais trabalhadores e migrantes que aqui vieram trabalhar.

O Distrito Federal não é dividido em municípios. Quem nasce em Ceilândia é brasiliense, assim como quem é do Plano Piloto, área central de Brasília, ou outras regiões.

"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília.

Município de Taguatinga
Os habitantes se chamam taguatinenses. O município se estende por 2 437,4 km² e contava com 16 683 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 6,8 habitantes por km² no território do município.

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto.

1. Candanga. Mal vestida, desocupada, feinha, sem estudos, sem ocupação, sem educação familiar. .. candanga é a mulher que não serve nem pra ser namorada ...

O Poder360 lista a seguir algumas das peças de humor que exploram o Distrito Federal, conhecido carinhosamente como “quadradinho”. O apelido se dá por causa do formato da região no mapa do Centro-Oeste.

Se você ainda não sabe como chamam as pessoas que nascem em Brasília, fique tranquilo, que o DFimoveis.com explica. Bem, aqueles que nascem em qualquer região de Brasília são chamados de brasilienses.

Juscelino Kubitschek

Mudar a capital do Brasil para o interior do país é uma ideia bem antiga, mas foi Juscelino Kubitschek quem decidiu transformar a ideia em realidade.

O mais antigo deles, Planaltina, já era uma cidade um século antes de a nova capital começar a ser desenhada. Fundada em 1933, a outra, Brazlândia, era um povoado da área rural do município goiano de Luziânia e tinha menos de mil moradores em 21 de abril de 1960.

Entre os aspectos abordados, estão os de migração, demográficos, condições sociais e econômicas, situações de trabalho e renda. O estudo mostrou que Ceilândia é a líder populacional da região, com 350.347 moradores de população urbana. À frente de Samambaia e Taguatinga, com 247.629 e 210.498, respectivamente.