Porque o Catar é tão criticado?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

País enfrenta duras críticas em relação aos direitos humanos. A decisão de ter o Qatar como país-sede da Copa do Mundo de 2022 foi marcada por controvérsias, incluindo alegações de corrupção e violações dos direitos humanos, desde que foi anunciada pela primeira vez, há 12 anos.

A escolha do Catar é criticada porque o país é um dos que mais viola os direitos humanos no mundo. Há denúncias de abusos contra trabalhadores migrantes, que ajudaram a construir estádios, contra as mulheres e contra pessoas LGBTQIA+.

O Catar é conhecido pelas suas violações aos direitos humanos. Mulheres não têm direitos assegurados em um país com leis machistas. De acordo com o Human Rights Watch, o país adota regras discriminatórias de tutela masculina, negando às mulheres o direito de tomar decisões sobre suas vidas.

Preços altíssimos, homofobia inaceitável, violação dos direitos humanos, exclusão de minorias.

A 22ª Copa do Mundo de Futebol, iniciada ontem, em Doha, capital do Catar, foi marcada por suspeitas de corrupção, espionagem, lobby e propinas, desde o anúncio há 12 anos: foi o que derrubou o principal adversário, os EUA, numa votação de 14 a 8 votos favorável ao minúsculo território, sem tradição no esporte, ...

O Catar possui leis de privacidade, então é preciso tomar cuidado ao fotografar ou filmar locais religiosos, militares e governamentais com muitas pessoas. A publicação de materiais considerados ofensivos pode ocasionar punição por leis. Inclusive, jornalistas precisam ter autorização para captar imagens.

TIRAR FOTOS OU FILMAR PESSOAS EM LUGARES PÚBLICOS
Por conta das leis de privacidade que há no Catar, é necessário que os turistas tenham cuidado para não fotografar ou filmar locais religiosos, militares ou governamentais onde tenham muitas pessoas.

Corrupção no Qatar
A escala varia de 0 a 100, sendo que quanto maior a pontuação, mais massiva a corrupção. O Qatar ocupa assim o 40º lugar no mundo. O resultado é, portanto, apenas média em comparação com outros países. Houve um ligeiro aumento da corrupção em 2022, em comparação com o ano anterior.

O Catar mantém a pena de morte por fuzilamento ou enforcamento por crimes como assassinato, terrorismo, estupro, tráfico de drogas, traição e espionagem.

Como é viver no país? O Qatar é um país muito seguro, moderno e em pleno desenvolvimento. Viver aqui é poder usufruir um excelente sistema público de saúde, segurança e educação. Atenção ao dress code do local a ser visitado.

Como o Catar enriqueceu? O Catar enriqueceu devido à exploração de petróleo. Mas, o país continua rico nos dias de hoje graças à exportação de outro produto: o gás natural liquefeito. Apesar de ainda haver uma larga produção de petróleo, hoje o gás natural é o principal recurso da região e é o que faz a economia girar.

O Qatar tem como religião oficial o islamismo (sua maior parte é sunita), com cerca de 68% da sua população seguindo essa doutrina. Inclusive, sua principal fonte de legislação é o chamado charia, que é sistema legal que mistura do direito civil e do direito islâmico.