O que pode e o que não pode fazer no Catar?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Você não pode entrar no país com bebidas alcoólicas, itens com carne de porco, itens religiosos, drogas e pornografia, por exemplo. Falta de educação em qualquer lugar do mundo, no Catar é crime jogar lixo na rua. Além de multa, você pode ser até preso(a).

Fotografar ou filmar pessoas em lugares públicos sem autorização. O Qatar possui leis de privacidade, então é preciso tomar cuidado ao fotografar ou filmar locais religiosos, militares e governamentais com muitas pessoas. A publicação de materiais considerados ofensivos pode ocasionar punição por leis.

De acordo com o código penal do Catar, é crime "insultar um terceiro em público, endereçando-lhe palavras impróprias que afetem sua honra e dignidade". A pena prevista é de até um ano de prisão e multa de até 5 mil riais cataris, ou uma das duas penalidades.

3. Demonstrar afeto em público. Abraçar, apertar as mãos e beijar não são permitidos em público. Qualquer intimidade em público entre homens e mulheres (inclusive entre adolescentes) pode levar à prisão.

Há regras e rígidas restrições para se frequentar uma das mais tradicionais e culturais praias do Catar. Na chegada, o segurança avisa: nada de fotos. Biquínis são estritamente proibidos, assim como sungas. As mulheres em geral vestem burcas que cobrem o corpo todo, com algumas tendo apenas os olhos descobertos.

No Qatar ser homossexual, segundo seu Código Penal, é considerado crime, por incrível que pareça. Segundo o Código, a homossexualidade é vista como uma prática criminosa, com punições severas.

As leis polêmicas do Catar são alvo de críticas frequentes pela mídia e instituições dedicadas à promoção de direitos humanos. Enraizada na religião islâmica, a legislação do país proíbe, por exemplo, consumo de bebidas alcoólicas, uso de roupas ousadas, demonstrações de afeto em público e a homossexualidade.

A pena de morte no Catar O Catar é uma das nações que adotam a pena de morte. Porém, nenhuma execução acontece no país desde 2003.

Recentemente circulou nas redes sociais um poster mostrando condutas proibidas no Catar. Segundo ele, são proibidos no país, entre outros, álcool, namoro e homossexualidade.

Alcorão. A pratica se dá a partir de uma interpretação do Alcorão, livro sagrado que baseia o Islamismo. No total, são autorizadas até 4 esposas.

Vale lembrar que relacionamentos homoafetivos são proibidos no Qatar, mas o andar de mãos dadas desses homens é cultural e não não remete a isso. “É sinal de respeito, amizade muito forte. Uma intimidade, ligação”, disse um indiano à reportagem da GOAL.

Na cultura local, a sola do pé é a parte mais suja do corpo, por isso mostrá-la para alguém pode ser considerado um desrespeito.