Quem não tem o períneo pode ter parto normal?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O trabalho de parto também exige muito do períneo. Contudo, a passagem do bebê pelo canal vaginal parece ser favorecida pelo equilíbrio entre o alongamento e a resistência da musculatura.

Quando devo fazer cirurgia de períneo? A cirurgia de períneo é indicada quando a própria mulher manifesta o desejo de reconstruir a musculatura perineal ou quando as lesões ou deformidades da musculatura causam desconfortos ou situações que prejudiquem o bem-estar e a qualidade de vida dela.

Toda cirurgia pode apresentar complicações, mas elas são raras. Há um risco, embora mínimo, de lesão de vasos (veias/artérias), da bexiga e dos intestinos durante a cirurgia. Há 1% de chance de retenção urinária (dificuldade para urinar) imediatamente após a cirurgia, o que tende a regredir naturalmente em alguns dias.

Dessa forma, para que a mulher que passa pelas cirurgias uterinas possam engravidar posteriormente, é necessário esperar o processo de regeneração do endométrio e a cicatrização completa do útero. Assim, é possível passar por uma gravidez segura e livre de complicações.

A rotura perineal, também conhecida como laceração perineal, é o rompimento que ocorre de forma não intencional na região do períneo, uma área que fica localizada entre a vagina e o ânus.

Cada sessão dura de 15 a 20 minutos e custa em torno de R$ 2.500 a R$ 3.000. Embora a intervenção não tenha contraindicação, e possa ser feita 40 dias após o parto, o aval de um médico é fundamental para aderir ao tratamento.

Assim, alguns sinais e sintomas que podem indicar se você é uma paciente para quem é indicada a perineoplastia incluem:

  1. Incontinência urinária;
  2. Prolapso de órgãos pélvicos;
  3. Cicatrizes e lesões ocorridas durante o parto;
  4. Disfunções sexuais que anteriormente não existiam, como dor.

Dura aproximadamente uma hora e é realizada sob anestesia geral ou local com sedação. Se tudo correr bem, a alta hospitalar é rápida e a mulher não precisa ficar internada. Normalmente é liberada para retornar para casa após terminados os efeitos da anestesia.

No que diz respeito ao tempo de recuperação, o período é de aproximadamente 45 dias. Passado esse período, a mulher já pode retomar a sua rotina normal assim como as suas atividades sexuais.

Perineoplastia: a unimed cobre.

Atualmente, esse procedimento é bastante questionado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já recomendou que ela não deve acontecer sem que haja plena necessidade.

O períneo é a área localizada entre o ânus e o escroto, nos homens e a área entre o ânus e a vagina, nas mulheres. Os principais músculos do pavimento pélvico estão todos ligados ao períneo, tornando-o uma das áreas mais frequentes de dor nos homens e nas mulheres que sofrem de várias formas de dor pélvica.

Durante o trabalho de parto normal, algumas mulheres relatam passar pelo pique. Trata-se da episiotomia, um procedimento cirúrgico que consiste em uma incisão no períneo — a região entre o ânus e a vagina — para facilitar a passagem do bebê.

Como prevenir lacerações
– Deixa a mulher na posição que ela quiser: a posição é de escolha dela e quanto mais livre ela se sentir para fazer os movimentos necessários, melhor. – Os estudos mostram que a compressa morna no períneo previne laceração de terceiro e quarto grau (nada dizem sobre primeiro e segundo grau).

O cirurgião fará a retirada de uma parte da mucosa vaginal e o fechamento a partir da reconstrução da musculatura perineal. A cirurgia pode durar aproximadamente 50 minutos. Pós-operatório: A cicatriz fica localizada na parede posterior da vagina (internamente);