Quem não pode praticar atividade física?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Em alguns casos a prática é totalmente contraindicada, como quando há problemas graves de hipertensão, doença cardíaca, pré-eclâmpsia e histórico de abortos espontâneos.

Mas existem certas situações em que até exercícios podem ser contraindicados. Dependendo da localização do câncer e de algumas condições do estado de saúde do paciente, os exercícios devem ser restritos ou mesmo evitados. Um exemplo é quando há anemia acentuada ou quando o nível de plaquetas está baixo.

Algumas situações em que a prática da atividade física não é recomendada ou deve ser realizada com cuidado são:

  1. Cardiopatias. ...
  2. Crianças e idosos. ...
  3. Pré-eclâmpsia. ...
  4. Após maratonas. ...
  5. Gripe e resfriado. ...
  6. Após cirurgias.

Não vale mais deixar de suar a camisa em razão de algumas condições desfavoráveis do organismo

  • Osteoporose. É verdade que o risco de uma queda render fraturas cresce em gente com ossatura frágil. ...
  • Artrose. ...
  • Hipertensão. ...
  • Câncer de mama. ...
  • Obesidade. ...
  • Dores crônicas. ...
  • Gestação.

O que acontece com o corpo quando você não se exercita

  1. Coração.
  2. Cérebro.
  3. Humor.
  4. Ossos e articulações.
  5. Risco de câncer.

De maneira geral, a caminhada praticamente não tem nenhuma contraindicação, justamente por ser uma atividade que não exige muito preparo físico. Porém, algumas condições como obesidade mórbida, indivíduos em recuperação de alguma doença ou procedimento cirúrgico podem ter a prática limitada ou até mesmo contraindicada.

Qualquer indivíduo pode praticar exercício físico, desde que ele seja bem orientado. Sabemos que os exercícios físicos são um dos pilares da qualidade de vida, além de serem essenciais à saúde.

Se você não estiver se sentindo bem, o exercício pesado pode intensificar seus sintomas e aumentar o risco de complicações, disse ele. "Tem o potencial de realmente derrubá-lo." Se sua condição piorar, é melhor descansar até que os sintomas desapareçam, disse Nieman. "Então, gradualmente, volte à rotina", acrescentou.

Para quem tem problemas no joelho, coluna ou quadril, por exemplo, talvez a corrida não seja tão indicada, mesmo com todos os benefícios para o sistema cardiorrespiratório. Sendo assim, nem sempre a corrida vai ser melhor que a caminhada, depende de algumas variáveis, como idade, patologias e organismos.”

Atividade física e exercício físico são diferentes? Atividade física é qualquer movimento corporal que promove um gasto energético maior do que se o corpo estivesse em repouso. Já o exercício físico é uma atividade física mais planejada e estruturada de acordo com um objetivo.

Sedentarismo e sobrepeso são os dois grandes vilões para quem sente dificuldade em começar a praticar atividade física.

A inatividade física está associada a vários tipos de câncer, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outros. Porém, a cada ano, a ciência descobre mais benefícios da atividade física para a saúde física e mental.

O ideal para quem está iniciando a prática de atividades físicas é dedicar-se duas vezes por semana, durante 40 minutos a uma hora. "Não adianta começar de uma vez, pegando cargas pesadas e abusando nos exercícios aeróbicos.

É verdade que a interrupção da prática desportiva está relacionada com uma diminuição do tamanho das células musculares e um aumento das células adiposas – mas não uma transformação. “A atividade física ajuda a diminuir essa infiltração.