O que é EPCs na enfermagem?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) são dispositivos utilizados para a segurança de todos que estão no ambiente hospitalar.

Como exemplos de EPC e outros podem ser citados: Redes de Proteção ( nylon) Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas) Extintores de incêndio.

EPIs significam Equipamentos de Proteção Individual, enquanto EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva. É importante entender de que forma eles se tornam complementares entre si.

A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros. descargas atmosféricas; • Placas de sinalização; Fitas antiderrapantes de degrau de escada.

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, que são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva.

São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.

Acompanhe abaixo quais são os EPIs para enfermagem e suas funções!

  1. Óculos. O primeiro EPI para enfermagem são os óculos. ...
  2. Máscara. Durante a pandemia de covid-19, iniciada em 2020, um dos equipamentos de proteção que ganhou maior notoriedade foram as máscaras. ...
  3. Luvas. ...
  4. Avental. ...
  5. Touca. ...
  6. Sapatos fechados.

O EPC é utilizado para garantir a proteção coletiva, um único equipamento protege diversos colaboradores. Já o Equipamento de Proteção Individual (EPI) serve para proteger cada trabalhador de maneira individual. Os dois tem a finalidade de garantir a segurança dos colaboradores, porém, cada um de uma maneira.

Ao contrário dos EPIs, os EPCs abrangem todos os trabalhadores e pessoas que eventualmente venham a circular pelo lugar, seja para uma visita ou por outros motivos. O intuito principal é proteger o local de trabalho, evitando que acidentes possam ocorrer naquele ambiente.

Veja quais são os principais EPCs usados no ambiente hospitalar

  • Cabine de exaustão química. ...
  • Caixa de perfurocortante. ...
  • Auxiliares de pipetagem. ...
  • Chuveiro de emergência. ...
  • Lava-olhos. ...
  • Extintores de incêndios.

Diferenças entre EPI e EPC
É que os EPIs atuam na proteção direta do colaborador, minimizando acidentes e riscos físicos. Já os EPCs são utilizados para a proteção coletiva do ambiente de trabalho. Eles também indicam riscos presentes no ambiente.

EPI/EPC: Todo dispositivo ou produto, de uso individual/coletivo utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.