Qual a importância do uso de EPIs na enfermagem?

Perguntado por: njordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Para evitar a infecção, é imprescindível a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenir, controlar, reduzir ou eliminar o risco de contrair as doenças.

Logo, o emprego de EPI hospitalar é uma forma eficaz de combate. Isso porque os equipamentos de EPI evitam o alto risco de doenças decorrentes da manipulação de produtos químicos e, inclusive, do contato com fluidos corporais e pessoas enfermas, ou que sofreram traumas físicos.

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho.

“Os principais benefícios que o EPI e o EPC trazem são justamente a garantia e a promoção da saúde dos colaboradores. Além disso, há a proteção e a diminuição de riscos ocupacionais, como a perda auditiva, por exemplo”, explicou o diretor-técnico Hugo Franca.

Os EPIs de enfermagem se tratam de equipamentos de trabalho que têm a finalidade de proteger os profissionais da área de doenças e acidentes no ambiente clínico ou hospitalar, bem como para preservar os pacientes durante os cuidados prestados pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem.

A NR 32 obriga os serviços de saúde a adequarem os ambientes de trabalho e a fornecer todos os materiais e EPIs necessários a fim de assegurar a proteção dos trabalhadores. Também obriga a capacitação contínua dos profissionais quanto ao risco e às medidas de proteção e controle que devem ser adotadas.

Os EPIs são equipamentos a fim de proteger individualmente cada usuário a fim de combater algum risco existente presente saúde ou integridade física do trabalhador. A norma regulamentadora de número 6, é responsável por estabelecer as medidas para segurança e saúde no trabalho, em relação ao EPI.

O EPI é necessário porque é um dos dispositivos de segurança que existem para a proteção individual diante de uma atividade de risco e sendo o último recurso a ser acionado diante de outras possibilidades de proteção coletiva que não se tem possibilidade em um determinado ambiente de trabalho.

Profissionais de saúde precisam estar protegidos, pois fazem parte da infraestrutura de resposta a esta epidemia e devem ser priorizados na política de testes; esses profissionais de saúde precisam ter acesso à capacitação adequada sobre o uso de EPI.

Para saber o destino correto de cada equipamento, é preciso saber quais os riscos que o produto foi submetido. Dessa forma, lembre-se de que o descarte deverá ser feito seguindo o tipo de EPI, o material que é feito e qual a contaminação ele carrega ou não.

Usar o EPIs certo para cada atividade, e fazer isso de modo correto; Manter os equipamentos bem preservados e sempre acessíveis; Avisar o empregador assim que o EPI ficar impróprio para uso; Seguir o treinamento e as orientações de uso e conservação dos equipamentos.

Protetor ocular ou protetor de face
Os óculos de proteção ou protetores faciais (que cubram a frente e os lados do rosto) devem ser utilizados quando houver risco de exposição do profissional a respingos de sangue, secreções corporais e excreções.