Quem mora no Catar é?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os gentílicos do Catar são catarense e catariano. Existe também a alternativa catari (oxítona), registada no Vocabulário da Academia Brasileira de Letras e no Dicionário Priberam (a par dos anteriores).

Quem nasce no Catar tem basicamente dois adjetivos pátrios, ou seja, catarense e catariano. Mas muitas pessoas também utilizam a forma catari para se referir a quem é do Catar, esse termo tem origem na palavra árabe “qatar”, que significa “península”.

Canadá - canadense, canadiano ou canadiense. Catalunha - catalão. Catar - catariano ou catarense.

Doha

muçulmano

Primeiro anfitrião da Copa do Mundo no Oriente Médio, o Catar é um país majoritariamente muçulmano. Cerca de 70% da população do país segue o Islã e as leis, costumes e práticas catarianas têm origem na religião.

quem nasce no catar é árabe também. mas árabe é etnia. o gentílico correto de quem nasce no catar. é catariano ou catariana.

A maior parte da população do Catar é urbana. Aproximadamente 90% dos habitantes residem nas áreas urbanizadas. O país apresenta bons índices de desenvolvimento humano, medido pelo Índice de desenvolvimento humano (IDH), por exemplo. O país possui IDH de 0,856, considerado elevado.

Significado de Catar
verbo transitivo Buscar, procurar. Procurar ou tirar insetos nocivos a alguém. Tirar insetos nocivos e impurezas de alimentos, plantas: catar o arroz.

Catalão, no Sudeste goiano, é um misto de história, tradição e cultura. E não é para menos: a cidade é uma das mais antigas do estado, tendo sido fundada na primeira metade do século 18. Uma das mais antigas manifestações culturais e religiosas realizadas em Goiás também é do município.

Mas qual é a fonte de sua riqueza? A prosperidade econômica do Catar é produto da extração e exportação de petróleo, descoberto em 1939 e produzido pela primeira vez em 1949, e gás natural – de acordo com um relatório do Banco Mundial, o país possui as maiores reservas do mundo.

O nome “Catar” vem de “Qatara” que, segundo a tradição, refere-se à antiga cidade de Zubarah, famosa por ter sido um importante porto comercial na região. A primeira citação conhecida da palavra foi encontrada em um mapa de Ptolomeu e indicava justamente a localização do país.

O país tem um mercado aberto e liberalizado, com um ambiente empresarial favorável e um setor financeiro bem desenvolvido. O turismo é uma importante fonte de receita, e o governo está trabalhando para melhorar as condições de vida dos trabalhadores migrantes.