Quem inventou relógio de areia?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4 / 5 20 votos

Aprenderam que a ampulheta foi inventada por um monge francês chamado Luipraud no século VIII e que foi considerada um dos meios mais antigos de medir pequenos intervalos de tempo. Os alunos descobriram que a ampulheta ficou conhecida, também, como relógio de areia.

Parece que a ampulheta foi inventada no século VIII, por um monge francês chamado Luipraud. Ela serve para medir intervalos pequenos de tempo e exige muita atenção para ser virada quando a areia terminar de cair no recipiente de baixo; caso contrário, perde-se de novo a noção do tempo.

Século III d.C.
Surgem referências aos primeiros relógios de areia, ampulhetas.

Terá sido no século VIII que surgiu pela primeira vez a ideia e a realidade da ampulheta na Europa, pois crê-se que foi um monge de seu nome Liutprando que o apresentou para fazer uso do mesmo na Catedral de Chartres, em França.

A ampulheta tradicional teria sido inventada no século VIII, por um monge francês chamado Luipraud.

Entrando na era cristã, já em 725 d.C., um monge budista chinês chamado Yi Ching fabricou o primeiro relógio mecânico de que se tem notícia. Ele funcionava com um conjunro de engrenagens e 60 baldes de água, correspondentes aos 60 segundos que compõe um minuto.

O mais antigo instrumento de marcar as horas foi o relógio do sol que, acredita-se, foi inventado pelos babilônios, e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfície circular, projetando sua sombra, quando iluminada pelo sol, para indicar a hora.

Galileu Galilei

Acredita-se que o primeiro protótipo do relógio de parede surgiu em 1595, fruto da observação de Galileu Galilei, importante físico, matemático, astrônomo e filósofo nascido em Florença, Itália.

O mais antigo instrumento para marcar as horas foi o "Relógio de Sol", que foi inventado pelos babilônios e egípcios e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfície circular, projetando uma sombra do Sol para indicar a hora.

O relógio de areia, ou ampulheta, é baseado no mesmo princípio do relógio d'água. A passagem de uma quantidade de areia de um dos recipientes num fundo fechado para outro, através de um orifício estreito, demanda um tempo constante. Serve assim como padrão para medir intervalos de tempo.

Ampulheta

Ampulheta é um aparelho utilizado para medir a fração de um tempo. Uma ampulheta clássica é constituída de dois compartimentos cônicos, feitos de vidro e que se comunicam entre si através de um vértice num plano vertical, e no qual existe uma quantidade de areia fina que escoa de um compartimento para outro.

Um dos mais primitivos relógio hidráulico. Antigos documentos relatam indícios que no reinado do imperador chinês Hoang-Ti, no ano 2679 a.C., esse povo já conhecia e usava a clepsidra.