Porque o tempo que marca o relógio é diferente do tempo da História?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 24 de setembro de 2023
/ 5 13 votos

A Contagem do Tempo na História varia de acordo com as mudanças e evolução de cada povo, época e sociedade. Antigamente, as populações primitivas tinham como referência os ciclos da natureza, suas crenças nos deuses da Antiguidade, hábitos e costumes (como períodos de colheita e caça) para poder se situar no tempo.

O tempo histórico não respeita a previsibilidade e o rigor dos calendários ou relógios, ele é impreciso e imprevisível e sua contagem considera a sequência de eventos de curta e longa duração.

Contagem do Tempo - Tempo cronológico e tempo histórico
E o tempo pode ser dividido em dois tipos diferentes, o cronológico e o histórico. No tempo cronológico há a contagem dos dias, dos meses, das horas. Já o tempo histórico é marcado por aspectos culturais, sociais, econômicos e religiosos.

Antigamente, os povos usavam o sol como mecanismo de orientação. Basicamente, entendiam que quando o sol estava no céu era dia e a ausência dele era noite. Foi assim que passaram a dividir o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos.

A primeira para garantir a localização e a segurança das viagens; a segunda para mensurar o trabalho dos empregados nas indústrias. Essas necessidades alavancaram o desenvolvimento dos relógios para que o tempo, as horas, os minutos e os segundos fossem medidos cada vez com maior precisão.

O mais antigo instrumento para marcar as horas foi o "Relógio de Sol", que foi inventado pelos babilônios e egípcios e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfície circular, projetando uma sombra do Sol para indicar a hora.

Os cristãos, contam o tempo a partir do nascimento de Cristo. O calendário cristão é o mais usado no Brasil. Contamos o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo. Para nós, há os fatos ocorridos antes e depois de Cristo nascer.

Os Sumérios (povo residente na mesopotâmia) chegaram a elaborar um calendário, que dividia o ano em 12 meses de 30 dias, sendo que os dias eram divididos em 12 períodos (que equivalem a duas horas), e dividiam cada um destes períodos em 30 partes (aproximadamente 4 minutos).

07 – Quanto tempo duraram os fatos narrados na história? Não é possível determinar o tempo exato de duração dos acontecimentos, mas é possível supor que foram duas noites.

A relação entre o tempo e a história.
O tempo é uma dimensão fundamental da história. A história é o estudo e a narrativa dos eventos passados que ocorreram em um período de tempo específico. Sem o tempo, não haveria história.

Para contar, o homem fazia riscos num pedaço de madeira ou em ossos de animais. Um pescador, por exemplo, costumava levar consigo um osso de lobo. A cada peixe que conseguia tirar da água, fazia um risco no osso. Mais ou menos há 10.000 anos, o homem começou a modificar bastante o seu sistema de vida.

A primeira referência para controle do tempo foi o Sol, assim, os primeiros relógios controlavam o tempo de acordo com a posição da Terra em relação à principal estrela do Sistema Solar.

Esse povo viveu no sul da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, onde fica hoje o sul do Iraque, no Oriente Médio. O povo sumério dividiu o dia em: 12 horas para a parte clara (dia) e 12 horas para a parte escura (noite), criando assim as 24 horas.

O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade. Como exemplo poderíamos citar uma guerra, a construção de uma grande obra, a descoberta da cura de uma doença, etc.

As medidas de tempo foram inventadas, ao longo da história, devido às necessidades das civilizações de controlar os dias e as horas, o que auxiliava as tomadas de decisões na época, como o mês melhor para cultivo, a medição das cheias do rio, entre outras coisas.

A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.