Porque o Mustang não tem o símbolo da Ford?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

O ícone do Mustang, nome originário dos cavalos selvagens que habitavam os Estados Unidos, fica em posição de destaque na dianteira de ambos os modelos. Porém, ao contrário do cupê 1967, o Mach 1 não faz qualquer tipo de menção à Ford: não há um emblema sequer.

Mustang. De onde vem o nome? É chamado de "pony car" e o seu símbolo é um cavalo a correr.

Os cavalos Mustang apesar de terem fama de serem cavalos 100% Americanos, têm origem Europeia: descendem dos cavalos Espanhóis levados para a América pelos conquistadores. Atualmente, é a última espécie de cavalos selvagens que existe no continente Americano. Por isso, estão protegidos pelas leis Americanas.

O Mustang, apesar de ter sofrido grandes alterações ao longo dos anos é a mais antiga linha de automóveis da Ford, cujo nome se inspira na única raça de cavalo selvagem do país. Foi o primeiro "Muscle Car" da história, sendo seguido anos mais tarde por modelos concorrentes inspirados claramente nele.

Orípedes Oliveira e Marcelo Guerini, dois dos primeiros proprietários do novo Mustang Mach 1, foram levados ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo, a bordo de um Ford Bronco Sport, sem saber o que os esperava.

O “Cavallino Rampante”, é o famoso símbolo da Ferrari, um cavalo negro sobre um fundo amarelo, normalmente com as letras S F de Scuderia Ferrari. Originalmente o cavalo era o símbolo do conde Francesco Baracca, um lendário ás da Força Aérea Italiana, que o pintava na parte lateral dos seus aviões.

R$ 21,30.

Mais especificamente falo sobre dois cavalinhos que marcaram época: o Ford Corcel e o Mustang. O Mustang foi lançado em 1964, nos Estados Unidos, e ressurge agora no Brasil com toda a sua mística. E o Ford Corcel foi vendido no Brasil a partir de 1968 e, infelizmente, foi aposentado 18 anos depois.

Ferrari

O cavalo empinando da Ferrari teve origem no símbolo que um piloto da força aérea italiana, Francesco Baracca, usava no seu avião. Este símbolo foi recuperado por Enzo Ferrari, a pedido da mãe do piloto, com o argumento de que traria sorte à marca. Parece que isso funcionou…

A Porsche é outro marca com um cavalo empinado, como a Ferrari. O significado é um tributo à região da Alemanha onde a marca surgiu. Já as cores são as que representam a região de Württenberg: É isso.