Quem inventou a lampada?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

A lâmpada incandescente é um dispositivo eléctrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica através do efeito Joule.

Thomas Edison

No dia 21 de outubro comemora-se mais um ano em que uma lâmpada brilhou pela primeira vez durante 48h seguidas, esse marco da nossa história aconteceu há 141 anos atrás e o grande responsável se chama Thomas Edison. A invenção da lâmpada foi um grande divisor de águas, trazendo em sequência diversas outras inovações.

Em 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica.

Edison começou a criar a lâmpada elétrica por volta de 1878, um ano depois de Tesla ter considerado a possibilidade da invenção de um motor de corrente alternada. A ideia de Edison não era original. Durante décadas, muita gente tentara, sem sucesso, criar luz artificial.

Alessandro Volta

A história da lâmpada começa muito antes de Edison patentear a invenção em 1879. Em 1800, o inventor italiano Alessandro Volta desenvolveu o primeiro método prático de gerar eletricidade, a pilha de Volta.

A corrida pela luz
Em 1809, Humphry Davy, importante químico britânico da Royal Society, cria um arco luminoso a partir de uma tira fina de carbono colocada entre os dois polos de uma bateria. Esse experimento daria origem à famosa lâmpada de Davy e seria o princípio fundamental por trás das lâmpadas elétricas.

A primeira grande invenção revolucionária, sem dúvida, foi o fogo, descoberto há mais de 300 mil anos, pelo homem primitivo. O fogo surgiu pela manifestação da natureza, quando raios acertavam as árvores.

21 de outubro de 1879

A primeira lâmpada que deu certo funcionou no dia 21 de outubro de 1879 e se manteve acesa por 45 horas. Ela foi feita com um filamento de carvão dentro de um bulbo de vidro de alto vácuo para favorecer a combustão, pois é a eletricidade à qual a lâmpada é submetida que produz a luz.

A lâmpada incandescente, criada em 1879, foi a invenção mais destacada de Thomas Edison. Ela consistia em uma lâmpada feita por um bulbo de vidro a vácuo contendo um filamento com algodão carbonizado. Quando Edison ligou essa lâmpada à energia elétrica, ela permaneceu acesa por cerca de 40 horas.

Em 1879, registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas 6 lâmpadas a arco voltaico “velas Jablochkoff”, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.

Tesla foi responsável pela criação da corrente alternada, modelo em que as cargas elétricas têm o sentido invertido periodicamente, permitindo a transmissão de energia por longas distâncias. Já Edison acreditava numa maior eficiência da corrente contínua, na qual não havia variação no sentido das cargas elétricas.

Seu sistema conseguia gerar energia com cabos menores e voltagens maiores. Portanto, ele sim deve ser considerado o "pai da eletricidade". Além disso, Tesla também inventou o motor elétrico, a lâmpada fluorescente, o controle remoto...

A história conta que foram mais de 1.000 tentativas, porém, para Edison, não eram falhas, eram descobertas de fazer uma lâmpada de mil maneiras diferentes. Thomas alcançou o resultado definitivo em 1879, com a tentativa de utilizar um filamento de carvão a vácuo.

Surdez - Thomas Edison tornou-se surdo durante a adolescência. É certo que ele passou por vários problemas de saúde relacionados ao sistema auditivo quando era criança, mas há quem diga que o cientista ficou surdo por causa de um puxão de orelha ou por ter levado muitas pancadas de um chefe estressado.

Você sabia que Thomas Edison, inventor da lâmpada, foi expulso da escola por ser um péssimo aluno?