Quem foi Zumbi dos Palmares?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Zumbi, também conhecido como Zumbi dos Palmares, foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Zumbi nasceu na então Capitania de Pernambuco, em região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas.

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.

Apesar de nascido no Quilombo de Palmares, Zumbi foi capturado ainda criança e viveu em Porto Calvo, Alagoas, até os 15 anos, quando fugiu e retornou ao Quilombo. Desse período em diante foi em Palmares que Zumbi lutou e viveu até o dia de sua morte. Lá, adotou o nome de Zumbi, que significa “guerreiro”.

Zumbi, a construção do herói brasileiro
Zumbi, também conhecido como Zumbi dos Palmares, foi líder de um dos maiores quilombos brasileiros durante o período colonial.

O mais provável, segundo historiadores, é que o regime escravista do quilombo fosse semelhante ao já existente na África, onde cativos de guerra eram forçados a trabalhar a terra por um tempo, como uma forma de punição. Eles então teriam alguns “direitos” não garantidos pela escravidão comandada pelos brancos.

Foi o principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas.

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão no Brasil Colonial.

Utiliza-se, para tanto, a conceituação de quilombos do período colonial, segundo a qual quilombo era definido como “toda a habitação de negros fugidos, que passem de cinco, em parte despovoada, ainda que não tenham ranchos levantados e nem se achem pilões nele”.

O Quilombo dos Palmares surgiu em 1597 e ao longo de todo o século XVII resistiu às expedições portuguesas e contou com cerca de 20 mil habitantes. Zumbi dos Palmares foi um dos grandes líderes do Quilombo dos Palmares e liderou a luta de resistência contra os portugueses.

Para destruir definitivamente Palmares, os portugueses contrataram o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, que chegou à região em 1692. Foi necessário mais de dois anos, milhares de homens e muitas peças de artilharia para que as tropas do bandeirante vencessem a resistência no Quilombo dos Palmares.

O quilombo, o maior do período colonial brasileiro, localizava-se na região da Serra da Barriga, na Capitania de Pernambuco, atual região de União dos Palmares, em Alagoas.

O seu crescimento, principalmente, ocorreu entre as décadas de 1630 e 1650, quando a invasão dos holandeses atrapalhou o controle sobre a população escrava. Vários governos que controlavam a região organizaram expedições que o objetivo era destruir o quilombo de palmares.

Zumbi assumiu a liderança do quilombo, em 1678, e resistiu, durante quase 20 anos, contra as investidas dos portugueses. Foi morto após ter seu esconderijo denunciado, no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi é, atualmente, um dos grandes símbolos da luta dos negros e dos africanos contra a escravidão no Brasil.