Quem foi Tiradentes?

Perguntado por: ncunha3 . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político nascido no então Estado do Brasil, ainda uma colônia portuguesa, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Tiradentes atuou como propagandista da Inconfidência Mineira, viajando e conquistando apoiadores para a conspiração. Denunciados, Tiradentes e outros foram presos pelas autoridades portuguesas. Sua morte aconteceu em 21 de abril de 1792, e tal dia é considerado feriado nacional.

Resumo sobre Tiradentes
Foi o propagandista da Inconfidência Mineira, atuando para garantir apoiadores ao movimento. Foi preso no Rio de Janeiro, após a conspiração ser denunciada. Foi enforcado em 21 de abril de 1792 e seu corpo foi esquartejado. O dia de sua morte é considerado feriado nacional em nosso país.

Tiradentes é considerado herói por uns e um traidor por outros, graças à sua participação no movimento da Inconfidência Mineira, uma das razões por que ele foi enforcado. Esse movimento aconteceu no final do século XVIII, na então capitania de Minas Gerais e pretendia torná-la independente de Portugal.

Os republicanos desejavam exaltar as figuras de republicanos brasileiros em contraposição aos tempos de monarquia e, por causa disso, Tiradentes foi escolhido pelo caráter da sua condenação. Republicano convicto, Tiradentes foi exaltado como um mártir do movimento republicano e, portanto, um herói nacional.

Seu objetivo era libertar o país do domínio português e o povo da opressão. Assim, juntou-se a padres, coronéis, poetas e advogados, para planejar um motim contra a metrópole. O movimento, chamado de Inconfidência Mineira, eclodiu quando um membro do grupo, Joaquim Silvério, traiu a organização.

Os livros didáticos contam que as últimas palavras de Tiradentes foram "Cumpri minha missão, morro com a liberdade", porém, alguns relatos não oficiais dizem que, após subir os 21 degraus para chegar à forca, ele teria dito ao carrasco "seja rápido".

Devido ao seu espírito de liderança, Tiradentes foi considerado o mais radical do grupo, tendo planejado até o assassinato do Visconde de Barbacena. Além disso, ele foi o único dentre os inconfidentes a assumir a participação na conspiração.

Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792 e, em seguida, foi decapitado – sua cabeça foi colocada em um poste em um local público da cidade de Ouro Preto. Seu corpo foi esquartejado em quatro partes e cada uma delas foi colocada em postes, em diferentes trechos do Caminho Novo.

Joaquim José Xavier foi enforcado no Rio de Janeiro, em 1792. Os planos da revolta não tinham em seus objetivos a abolição da escravidão, a maioria dos membros eram escravocratas e Tiradentes possuía 6 escravizados.

O dia do feriado é uma homenagem ao dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi enforcado, esquartejado e decapitado no dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, na cidade do Rio de Janeiro.

Os traços, que se tornaram consagrados inclusive em monumentos, são de uma figura messiânica, com barba e cabelo comprido, parecido com Cristo. Coincide a imagem que aparece ao alto das páginas desta reportagem.

As primeiras pessoas a serem escravizadas na colônia foram os indígenas. Posteriormente, negros africanos seriam capturados em possessões portuguesas como Angola e Moçambique, e regiões como o Reino do Daomé, e trazidos à força ao Brasil para serem escravizados.