Quem foi Tarsila do Amaral?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Tarsila de Aguiar do Amaral foi uma pintora, desenhista, escultora, ilustradora, cronista e tradutora brasileira.

Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Abaporu

Das obras de Tarsila do Amaral, Abaporu talvez seja a mais famosa. Pintada em 1928, o quadro foi um presente oferecido ao marido e escritor Oswald de Andrade. A tela representa a fase antropofágica das pinturas de Tarsila do Amaral, que ocorreu entre 1928 e 1930.

Pintou suas obras mais importantes, dentre elas Abaporu e Operários, entre os anos 20 e 30. Nos movimentos Pau-Brasil e Antropofágico, Tarsila defendia a estética brasileira, mesmo que os artistas tivessem aprendido bastante com a arte europeia.

  • Pintura
  • Desenho

Confira as 5 principais obras de Tarsila do Amaral

  • Operários (1933) ...
  • Autorretrato (1924) ...
  • Urutu (1928) ...
  • Antropofagia (1929) ...
  • Abaporu (1928)

Tarsila do Amaral foi uma importante artista plástica brasileira do movimento modernista. Junto à Anita Malfatti, ela ficou conhecida como uma das mais importantes pintoras da primeira fase do modernismo.

Análise e significado da obra Abaporu
Essa tela foi batizada de Abaporu em uma junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é "homem que come gente" ou "homem antropófago".

Um quadro da artista plástica Tarsila do Amaral bateu recorde de venda em leilão público no Brasil, sendo arrematado por R$ 57,5 milhões. Com isso, Tarsila confirmou o status de pintora brasileira mais valorizada no mundo. Mas não foi o famoso Abaporu que foi vendido. Esse está em um museu em Buenos Aires.

Foi nessa época que ela começou a pintar, fazendo seu primeiro quadro, Sagrado Coração de Jesus, em 1904.

Sagrado coração de Jesus

Seu primeiro quadro – Sagrado coração de Jesus – foi feito em 1904, em Barcelona, quando a artista estudava na Espanha.

Em 1922, Tarsila do Amaral juntou-se a Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, formando o “Grupo dos Cinco”, que lançou a Semana de Arte Moderna. O grupo era descrito por Tarsila como “Bando de doidos em disparada por toda parte no Cadillac verde de Oswald”.

Uma das figuras centrais do Modernismo no Brasil, Tarsila do Amaral criou um estilo próprio e ousou para além de seu tempo, dando vez e voz a uma arte genuinamente brasileira. Seu quadro “Abaporu” (1928), por exemplo, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.