Quem foi São Cipriano?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.2 / 5 6 votos

O Livro de São Cipriano refere-se a diferentes grimórios do século XVII, XVIII e XIX, todos pseudepigraficamente atribuídos a São Cipriano de Antioquia. De acordo com a lenda popular, São Cipriano teria sido um feiticeiro que se converteu ao cristianismo.

A Igreja declarou-o padroeiro da África do Norte e da Argélia, sendo sua festa litúrgica marcada para o dia 16 de setembro, quando se comemora a festa do santo papa Cornélio, o amigo de fé que ele tanto defendeu.

São Cipriano, bispo de Antioquia, passou a história como um mártir e ganhou fama como o mago mais conhecido do mundo. Nascido no século III, foi introduzido logo cedo na irmandade dos magos e, após uma estadia entre os persas, aprendeu as artes da adivinhação e invocação.

Este glorioso Mártir tem o dom de afastar a inveja, o mau-olhado, as maledicências e perturbações malignas que podem surgir em nossa vida. Este livrinho contém a vida de São Cipriano, sua novena, oração e ladainha, e também algumas passagens bíblicas seguidas de uma oração para o pedido da graça especial.

Deus na frente, paz na guia, que Deus seja minha companhia, divino Espírito Santo ilumine os meus caminhos, me livrando de todo mal e inimigos que possam se opor no meu caminho, que as sete forças do credo fechem meu corpo. São Cipriano é minha trindade para sempre, amém!"

É uma mitologia que só existe no Brasil, pois em os povos yorubás entendiam apenas Exu como um orixá masculino. No Brasil ele se torna uma categoria de espíritos nos trabalhos espirituais e passa também a abarcar mulheres.

Pai Cipriano diz e ensina, na sua forma de preto-velho, a importância da atitude, da obra, da pratica, e de uma fé consciente e inteligente, em que os guias e os Orixás não são "bocas famintas" ou "barrigas vazias" a procura de trocas, barganhas ou migalhas, em troca de oferendas quaisquer.

Salve São Cipriano, fazei que muito dinheiro, riqueza e fortuna fiquem para sempre comigo. São Cipriano trazei muito dinheiro, riqueza e fortuna pra mim. Assim como o galo canta, o burro rincha, o sino toca, a cabra berra, assim tu São Cipriano hás de trazer muito dinheiro, riqueza e fortuna pra mim.

26 de fevereiro

São Cipriano foi morto devido a intensa perseguição contra os cristãos naquela época, no dia 14 de setembro de 258 d.C. A figura de São Cipriano como um feiticeiro, no entanto, possui uma celebração diferente: 26 de fevereiro.

São Cipriano: O legítimo - Capa preta.