Quem foi Enoque?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Enoque ou Enoc O patriarca, é um personagem bíblico, pertencente, segundo os escritos judaicos, a sétima geração da família de Adão, sendo filho de Jarede, e pai de Metusalém. Enoque está presente em muitas tradições judaicas/cristãs. Considerado o autor do Livro de Enoque, também chamado de escriba do julgamento.

Como filhos de Deus, temos direito de herdar tudo o que Ele possui. Quando pecamos, porém, tornamo-nos impuros, e nada impuro pode herdar o reino de Deus. O Senhor ensinou a Adão como se tornar limpo e assim se qualificar para herdar a vida eterna. Enoque ensinou essas mesmas coisas a seu povo.

Ensinou sobre Jesus Cristo, sobre o arrependimento, o batismo e o Espírito Santo. Algumas pessoas acreditaram em Enoque e quiseram seguir ao Senhor. Enoque tinha a autoridade de Deus para batizar. Todas as pessoas que acreditavam em Enoque eram batizadas e se achegavam ao Senhor.

Visão geral do livro
200 que o Livro de Enoque tinha sido rejeitado pelos judeus porque continha profecias que pertencem a Cristo. Existem várias referências possíveis no Novo Testamento ao Primeiro livro de Enoque, entretanto, nenhuma referência é tão evidente como na Epístola de Judas (v.

trezentos e sessenta e cinco anos

"E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou."

A principal razão para isso reside no seguinte raciocínio: A Epístola de Judas (Jd 14- 15) menciona uma profecia de Enoque, “o sétimo desde Adão” (Jd 14)4, que não está registrada no Antigo Testamento, mas considerada uma citação do Livro de Enoque: Logo, se Judas, o “servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” (Jd 1) faz ...

Enoque é um personagem bíblico que gera controvérsias sobre sua importância e origem, é citado no Antigo Testamento, no livro de Gênesis como o filho de Caim; mas outras passagens o situam como filho de Jarede, este seria um segundo Enoque, citado em Gênesis 5:18 “E viveu Jarede cento e sessenta e dois anos e gerou a ...

O Novo Testamento relata, porém, que Elias apareceu como ser transladado no alto de uma montanha para Pedro, Tiago e João, três dos Apóstolos de Jesus. (Ver Mateus 17:1–4.)

Enoque: Significa “iniciado”, “dedicado”, “consagrado”. Imponente e repleto de significados fortes e exuberantes, o nome masculino Enoque tem origem a partir do hebraico Enockh (חנוך) e apresenta os significados de “iniciado”, “dedicado” ou “consagrado”.

O manuscrito deste livro foi encontrado na Rússia e na Sérvia.

Durante o Concílio de Trento, a Igreja Católica, pôs os livros apócrifos com o mesmo nível de igualdade que os outros livros inspirados da Bíblia (Escrituras) e todas as pessoas que não aceitassem os apócrifos, como sendo livros importantes, seriam amaldiçoados pela igreja.

Gênesis 5:23-24 - "Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado".