Quem foi que trouxe a pipa para o Brasil?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

As pipas chegaram no Brasil com os colonizadores portugueses em 1596.

As pipas chegaram no Brasil com os colonizadores portugueses em 1596. No Quilombo de Palmares as pipas eram utilizadas para informar a todos se algum perigo se aproximava. Hoje, elas são usadas para recreação em nossas terras, atraindo principalmente crianças e jovens.

  • Assen Jordanoff
  • David Gestetner

China

As pipas, ou papagaios, foram criadas na China há cerca de 2.500 anos. Nesse tempo, ela não era coisa de criança, mas arma de guerra. Os chineses a usavam militarmente para transmitir sinais diversos com suas cores, desenhos e movimentos no ar.

A pipa ou papagaio é um brinquedo de origem oriental e foi trazido para o Brasil no século XVI pelos portugueses. As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C.

Segundo a história, as primeiras pipas surgiram há cerca de 3 mil anos, provavelmente na China. As varetas de bambu eram recobertas de seda. Mais tarde, os cientistas usaram pipas para estudar as condições do tempo.

A pipa nasceu na China antiga por volta de 1200 a.C., feitas de seda e bambu. O primeiro relato escrito sobre pipas empinadas é de cerca de 200 a.C. Os arquivos mencionam pipas gigantescas, capazes de transportar um homem no ar, destinadas a observar a posição do inimigo.

Pipa, nome dado ao “papagaio” de papel por ser semelhante ao recipiente pipa (vasilha de madeira usada para guardar vinhos).

Bahia – arraia, barril estilão, pião e bolacha. Paraná – quadrado, papagaio e cafifa.

Esta praia era um lugar de parada dos navios portugueses em busca do valioso pau-brasil das frondosas matas da região. A referência que identificava o lugar era uma pedra grande com formato de um barril de vinho, também chamado de pipa… Pronto, daí vem o nome.

Além de transporte, as pipas foram usadas como ferramenta para a ciência, principalmente para o estudo do clima. Elas foram usadas, por exemplo, para determinar as variações de temperatura nas diferentes altitudes: usavam uma série de pipas presas numa mesma linha, cada uma carregando um termômetro.

Rio Grande do Sul – pandorga e cafifa. Bahia – arraia, barril estilão, pião e bolacha. Paraná – quadrado, papagaio e cafifa.

Desde a China Antiga antes de Cristo, temos relatos do uso das pipas para comunicação militar. Aliás, temos relatos delas no Egito, em outros países da África, na Polinésia, na Índia e Fenícia.

Os portugueses eram grandes navegadores, navegavam pelo mundo inteiro, por isso a colonização portuguesa trouxe para o Brasil várias brincadeiras e jogos da Europa, da Ásia, da África e da América como: o jogo dos saquinhos, amarelinha, bolinha de gude, jogo de botão, pião, pipa e outros.