Quem foi Pablo Escobar?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Pablo Emilio Escobar Gaviria foi um traficante e narcoterrorista colombiano que foi o fundador e único líder do Cartel de Medellín.

Pablo Emilio Escobar Gaviria, conhecido como “El Patrón”, foi um dos criminosos mais notórios e ricos da história. Ele liderou o Cartel de Medellín, responsável por grande parte do tráfico de cocaína nos Estados Unidos e em outros países durante os anos 1980 e 1990.

Pablo Escobar, o traficante de drogas colombiano que já foi um dos homens mais ricos do mundo, foi morto a tiros pela polícia em dezembro de 1993. Na ocasião, ele era um dos homens mais procurados do mundo — e estava fugindo das autoridades havia mais de um ano.

Também conhecido como o “Pablo Escobar brasileiro” ele é considerado um dos principais barões da droga do mundo, tendo alegadamente traficado quase 50 toneladas de cocaína para a Europa entre 2018 e 2021. Segundo a mídia espanhola, ele vivia na Espanha com um passaporte falso do Suriname sob o nome “Paul Wouter”.

O narcotraficante mais famoso do mundo aterrorizou a Colômbia entre os anos 1980 e o início da década de 90. Ele coleciona "façanhas" ousadas: matar inimigos de grande calibre político, invadir Supremo Tribunal, criar um Exército próprio, roubar a espada de Simón Bolívar, explodir um avião comercial lotado.

Com o auxílio das forças especiais dos Estados Unidos, a Inteligência do Exército dos EUA, além de membros da CIA e do DEA, o Bloco de Busca perseguiu Escobar entre 1992 e 1993. Segundo relatos oficiais, foi justamente eles que mataram Pablito.

Escobar foi atingido por dois tiros na perna, no dorso e por um tiro fatal através da orelha.

Conhecido como “El patrón”, Pablo Escobar foi o narcotraficante mais famoso do mundo e chegou a constar na lista dos mais ricos da Revista Forbes. Ouça o texto abaixo em aúdio!

Maria Isabel Santos Caballero e Juan Sebastián Marroquín Santos, sob novos nomes, passaram a viver na Argentina, em uma vida praticamente normal para uma família classe média. Manuela, a filha mais nova do narcotraficante, continua quase em anonimato.

No auge de seu poder como comandante do cartel de Medellín, na Colômbia, o traficante Pablo Escobar ganhava algo como US$ 420 milhões (cerca de R$ 1,62 bilhão) por semana, o que o coloca entre os mais ricos chefões de drogas da história.