Quem foi o profeta Elias Segundo a Bíblia?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Introdução. Elias foi um profeta do Velho Testamento que ministrou ao reino setentrional de Israel por volta de 900 a.C. Um relato de sua vida encontra-se em I Reis 17–II Reis 2. Ele possuía as chaves do poder selador do sacerdócio pelas quais as ordenanças de salvação se tornam válidas na Terra e no céu.

I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

À beira do rio Querite, Deus fala com Elias e ordena que ele vá até Sarepta. Lá, ele encontrará uma viúva que lhe dará alimento e água. O profeta segue as ordens de Deus rumo à cidade.

Assim como Elias, diariamente nos deparamos com pessoas e podemos nos reconhecer nesta mesma condição, lidando constantemente com angústia e ausência de força para lidar com suas frustações. Por outro lado, está cada vez mais escassa, a disponibilidade de ouvidos para escutar as dores da sociedade.

Ninguém poderia ter ressuscitado até que Cristo Se erguesse do sepulcro. Portanto, para que Elias realizasse sua missão especial, ele precisava ser transladado. A transladação significa ser mudado de modo que o corpo não mais seja sujeito à enfermidade, morte ou dor física. A transladação não é ressurreição.

Elias teve fé que nada é impossível para Deus! Aquele que criou os céus e a terra mostrou com facilidade todo o seu poder a Israel sobre o Carmelo. Os profetas de Baal e Aserá foram mortos por ordem de Elias, e Acabe foi desmoralizado diante do povo.

Ele dividiu as águas do Jordão, sarou as águas de Jericó, multiplicou o azeite da viúva, levantou um menino de entre os mortos, curou pessoas que haviam sido envenenadas, alimentou os famintos, curou Naamã da lepra, fez um machado flutuar, e orientou reis em tempos de guerra.

31 E Elias tomou adoze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. 32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um sulco em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

Seu primeiro milagre foi em seguida que Elias subiu aos céus em um carro de fogo, Eliseu ficou com sua capa e fez seu primeiro milagre dividindo as águas do rio Jordão e passando no meio dele a pé enxuto.

Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo.

Deus disse a Elias que procurasse uma mulher na cidade e que ela lhe daria alimento. Elias encontrou a mulher pegando madeira para fazer uma fogueira. Elias pediu a ela algo para comer. A mulher respondeu que tinha só um pouco de farinha e azeite para alimentar a si mesma e o filho.

Jezabel: Elias vence desafio com fogo e mata sacerdotes diante de Acabe.

Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.