Quem foi o primeiro tirano?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Pisístrato

Pisístrato, de origem aristocrática, foi o primeiro tirano a governar a antiga Atenas (entre 546 a.C. e 527 a.C.). Segundo Aristóteles, Pisístrato governou mais como cidadão do que como tirano e queria governar de acordo com as leis, sem se atribuir nenhum privilégio.

Hoje, o termo tirania tem conotação negativa entre as sociedades democráticas ocidentais. A origem histórica disso pode estar no fato dos filhos do grande tirano grego Pisístrato terem abusado do poder, usufruindo do espaço público como se fosse privado.

Pisístrato

Pisístrato, o primeiro tirano da Grécia. O primeiro tirano de Atenas foi Pisístrato. Filho da aristocracia, o governante colocou-se no poder.

No mundo grego, o tirano era, em geral, um indivíduo das classes nobres, mas que tomava o poder em defesa das classes mais baixas, colocando os pobres contra os ricos e apresentando-se como provedor da justiça.

O conceito de tirania é originário da Grécia Antiga e de governos que ascenderam na Era Arcaica (séculos VIII e VI a.C), período marcado por conflitos sociais e pelo desenvolvimento cultural, político e social.

Chama-se tirania o governo conduzido por um tirano, onde determinada população é oprimida e tem seu livre arbítrio retirado, transformando-se em peças em um jogo de poder.

É um termo que origina do vocábulo grego "turannos" que na Grécia clássica designava um governo ilegítimo, ou seja, teria sido instituído de forma ilegal. Tirano era o nome dado ao representante desse governo. Alguns tiranos gregos atuaram de forma positiva e contribuíram para o progresso de algumas cidades.

Os principais tiranos foram Psístrato, Hiparco e Hípias. No fim do século VI a.C. a retração dos direitos políticos mais amplos incentivou uma mobilização popular que levou à ascensão política de Clístenes, em 510 a.C..

Clístenes

foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político - a democracia - que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.

Mao Tsé-Tung

Mao Tsé-Tung (1893-1976) - Ditador comunista da China, mandou matar os críticos de seu governo e escravizou a população entre 1943 e 1976. A ONU estima que ele causou a morte de 45 milhões de pessoas - incluindo 700 mil que se suicidaram por causa do caos no país.

Afirma também haver três tipos de tiranos, maus Príncipes: 1) os que o obtém o poder pela força das armas; 2) àqueles que o herdam por sucessão da raça e 3) os que chegam ao poder por eleição do povo.