O que é tirano na Bíblia?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 16 votos

substantivo masculino Senhor soberano e injusto; quem governa injusta e cruelmente, colocando sua vontade e autoridade acima da lei e da justiça.

Tirano era, no mundo antigo, um governante ilegítimo. A partir da Modernidade, a tirania passa a ser um governo autoritário que abusa do seu poder e das leis. A tirania é, historicamente, um tipo de governo em que o líder chega ao poder ou continua na liderança de maneira ilegítima.

Afirma também haver três tipos de tiranos, maus Príncipes: 1) os que o obtém o poder pela força das armas; 2) àqueles que o herdam por sucessão da raça e 3) os que chegam ao poder por eleição do povo.

Geralmente, são características comuns da tirania: o abuso de poder (quando um agente público age de forma ilegítima contra à liberdade individual do cidadão); a opressão ao povo (uso de força física como mecanismo de controle social); crueldade (redução de direitos sociais e leis excludentes);

Seguindo este raciocínio, descreve 3 tipos de tiranos: os que chegam ao poder pela eleição do povo, pela força (violência) ou pela hereditariedade. Freud (1921, pp 81-142), dedica-se ao estudo da dinâmica psíquica do sujeito quando está em um grupo, quando se identifica com um líder.

Tirania e autocracia
O tirano não era um monarca legítimo, mas o chefe de alguma fração política, que impunha pela força o próprio poder a todos os outros partidos. Da mesma forma que os ditadores modernos, os tiranos exerciam um poder arbitrário e ilimitado, recorrendo às armas.

Os progenitores devem dar o exemplo e praticar com elas o diálogo respeitoso e a escuta. Colocar barreiras claras. Os pais não devem tolerar a violência e a mentira. Essas são linhas vermelhas que a criança deve saber que não pode cruzar, por mais estratégias que use para nos testar.

Toda barbárie advém da ignorância. Meramente, não da falta de cortesia, mas, principalmente, do acesso ao conhecimento e à escolas. Combater o despotismo e os erros é, acima de tudo, colocar a educação, indiscutivelmente, como prioridade inexorável em nosso país.

A palavra “tirania” origina-se do termo grego týrannos, que significa ilegitimidade (poder legítimo). Como o significado histórico do conceito revela, a tirania é um tipo de governo autoritário no qual o governante ascendeu ao poder e mantém este por vias ilegítimas.

Excesso de poder conseguido de forma desonesta.