Quem foi o mais importante folclorista brasileiro?

Perguntado por: aalegria7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Câmara Cascudo

Câmara Cascudo foi e sempre será um folclorista eterno. Ele é o maior de todos os tempos. Seus ensinamentos, já percorreram o mundo inteiro.

Câmara Cascudo, considerado um dos maiores folcloristas brasileiros, deixou uma obra extensa e fundamental. O folclorista e historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo, que completaria 102 anos no último dia 30 de dezembro, escreveu 150 livros, 300 artigos e 1.500 cartas.

Luís da Câmara Cascudo

Considerado o maior folclorista do Brasil, Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal/RN, no dia 30 de dezembro de 1898.

Os 5 folcloristas brasileiros que você precisa conhecer

  1. Mário de Andrade (1893-1945) Compartilhar. Salvar. Tweetar. ...
  2. Florestan Fernandes (1920-1995) Compartilhar. Salvar. Tweetar. ...
  3. Câmara Cascudo (1898-1986) Compartilhar. Salvar. ...
  4. Pedro Teixeira (1915-2010) Compartilhar. Salvar. ...
  5. Inezita Barroso (1925-2015) Compartilhar. Salvar.

Dentre os vários escritores da literatura e ciência popular brasileira, podemos citar Ariano Suassuna, Amadeu do Amaral, Florestan Fernandes, Inezita Barroso e, um dos mais engajados e experientes folcloristas brasileiros, Luís da Câmara Cascudo.

Nascido em São Paulo, Mário de Andrade (1893-1945) foi romancista, poeta, contista, cronista, crítico de literatura e de arte, fotógrafo, musicólogo e estudioso do folclore brasileiro.

A lenda do Curupira surgiu entre os povos indígenas, mas foi registrada pela primeira vez pelo padre José de Anchieta. De acordo com a tradição, esse personagem folclórico é conhecido como o guardião da floresta.

Consolidados na cultura popular pela influência das culturas indígena, africana e europeia, as principais lendas e os principais personagens do nosso folclore são: lenda do saci-pererê; Não pare agora...

Curupira. Assim como o Saci, o Curupira é outro personagem do folclore brasileiro que habita as florestas e é conhecido por fazer muitas travessuras.

O fandango é uma dança folclórica que foi criada na Espanha e chegou ao Brasil pelos portugueses.

samba de roda

O samba de roda é uma das danças folclóricas brasileiras mais conhecidas. Surgida da influência de africanos trazidos para o Brasil a força e de ritmos portugueses, tinha como objetivo o culto a orixás e caboclos.

No Brasil, o folclore foi resultado da miscigenação de três povos (indígena, português e africano) e da influência dos imigrantes de várias partes do mundo. Por isso, nosso país tem uma tradição folclórica variada, rica e muito peculiar.

Bumba-meu-boi

Bumba-meu-boi
Uma das principais danças folclóricas do Brasil, encontra-se o samba principalmente nas regiões Norte e Nordeste. O bumba-meu-boi carrega influências portuguesas e espanholas, africanas e indígenas.

A data foi oficializada pelo presidente Humberto Castelo Branco, em 17 de agosto de 1965 por meio do Decreto nº 56.747. A palavra folclore foi utilizada pela primeira vez em 22 de agosto de 1845, pelo pesquisador britânico William John Toms, ao escrever um artigo sobre lendas, costumes e superstições.

Curupira

Com a pretensão de atrair suas vítimas, o Curupira chamava os caçadores com gritos que imitam a voz humana, não contente, ele aproveitava de sua habilidade para assobiar e assim fazia sistematicamente. Através de sons e assovios agudos, ele era capaz de torturar aqueles que ousavam prejudicar a floresta.