Quem foi Marighella?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 29 de junho de 2023
/ 5 19 votos

Carlos Marighella foi um político, escritor e guerrilheiro comunista marxista-leninista brasileiro. Um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura militar brasileira, Marighella chegou a ser considerado o inimigo "número um" do regime.

Partido Comunista - Seção Brasileira da Internacional Comunista

O Partido Comunista - Seção Brasileira da Internacional Comunista, também conhecido inicialmente como Partido Comunista do Brasil e posteriormente como Partido Comunista Brasileiro, foi um partido ...

Carlos Marighella (Salvador, 5 de dezembro de 1911 — São Paulo, 4 de novembro de 1969) foi um político, escritor e guerrilheiro comunista marxista-leninista brasileiro. Marighella na década de 1960.

Segundo ele, frei Ivo e frei Fernando foram presos, torturados e acabaram entregando Marighella. Diz ainda que frei Fernando foi, sob pressão dos policiais, à Livraria Duas Cidades para confirmar um encontro com o líder da ALN.

Carlos Marighella

Carlos Marighella foi um dos principais nomes da guerrilha urbana atuante nos anos 1960, no Brasil. O baiano Carlos Marighella (1911-1969) foi o principal nome da guerrilha comunista no Brasil durante o Regime Militar (1964-1985), tendo sido considerado o inimigo número um do país na segunda metade da década de 1960.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.

Assim aconteceu com Ivo e Fernando. Torturados por Sérgio Fleury, foram forçados a combinar um encontro com o guerrilheiro considerado o inimigo número um da ditadura militar na região central de São Paulo.

Além de Marighella, outros dois importantes comandantes da facção foram Carlos Joaquim Câmara Ferreira e Carlos Eugênio da Paz.

Luís Carlos Prestes (Porto Alegre, 3 de janeiro de 1898 – Rio de Janeiro, 7 de março de 1990) foi um militar e político comunista brasileiro, uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX. Prestes ganhou fama nacional ao liderar a Coluna Prestes na década de 1920.

Joaquim Câmara Ferreira (Jaboticabal - São Paulo, 5 de setembro de 1913 - São Paulo, 23 de outubro de 1970), também conhecido como "Comandante Toledo", foi um militante e dirigente comunista brasileiro, integrante do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Preso em novembro de 1969, em São Paulo, acusado de oferecer infraestrutura a Carlos Marighella, Tito foi submetido à palmatória e choques elétricos, no Departamento de Ordem Política e Social (Dops).

98 anos (17 de julho de 1925)