Quem foi Marie Curie?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.1 / 5 9 votos

Marie Skłodowska-Curie, nascida Maria Salomea Skłodowska, foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.

Nascida na Polônia em 1867, Marie estudou química e física na França. Foi ela quem deu nome ao termo e descobriu dois novos elementos químicos: o rádio e o polônio. Seu primeiro Prêmio Nobel – pelas pesquisas sobre radiação, em 1903 – foi dividido com seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel.

Em 1898, Marie anunciou à Academia Francesa de Ciências a descoberta do rádio e do polônio (batizado em homenagem à Polônia). A descoberta dos elementos rádio e polônio renderam à Marie Curie o Nobel de Química, em 1911, o que a tornou a única pessoa no mundo com dois Nobel em áreas científicas diferentes.

Ela descobriu o Polônio e o Rádio, foi a primeira mulher a fazer doutorado na França, ganhou dois prêmios Nobel e virou a cientista mais conhecida da Terra...

Marie Curie também teve grande importância na evolução da medicina e técnicas utilizadas na 1º guerra mundial, ela fomentou o uso de unidades moveis radiológicas para o tratamento dos soldados doentes e feridos, além de ser responsável por conduzir o tratamento de neoplasmas com uso de isótopos radioativos, assim ...

Após a morte da mãe e de uma das suas irmãs, Curie teve depressão e viveu um ano com seus parentes no interior, assim que terminou os estudos. De volta à Varsóvia, seu sonho era ingressar em uma universidade, onde não se admitiam mulheres à época.

Os trabalhos científicos de Marie Curie sobre radioactividade e, em particular, a descoberta e caracterização do rádio e do polónio, os primeiros elementos radioactivos descobertos através das radiações, deram início a uma nova época da química e da física nuclear e das suas aplicações em medicina.

A descoberta dos raios X
Tratava-se de uma radiação penetrante, capaz de atravessar materiais opacos à luz e às outras radiações conhecidas (raios catódicos, raios ultravioletas e infravermelhos). Era emitida por tubos de alto vácuo, quando os mesmos eram percorridos por uma descarga elétrica de alta voltagem.

  • Marie Curie
  • Pierre Curie

Com a descoberta da radioatividade e dos raios X, além das aplicações médicas, o átomo pôde ser mais bem estudado, contribuindo de modo significativo para os conhecimentos desenvolvidos no século XX.

Ela treinou técnicos para operar as máquinas e, ao final da guerra, havia instalado duzentas estações de raio-x nas zonas de combate da região da França e Bélgica, tendo atendido a mais de um milhão de soldados! Porém, Marie jamais obteve, em vida, o reconhecimento do governo francês pelo seu trabalho durante a guerra.

Resposta verificada por especialistas. Marie Curie foi uma cientista das áreas da química e da física, pioneira no estudo da radioatividade. Seus estudos sobre o tema proporcionaram a compreensão das estruturas atômicas que permitiram a descoberta da energia nuclear. A cidade de Chernobyl continha uma usina nuclear.

Infelizmente, os perigos de manusear materiais radioativos eram desconhecidos para Marie Curie e seu marido. Assim, em 1934, aos 66 anos de idade, a cientista morreu em decorrência de uma leucemia. Inclusive, até hoje as suas anotações continuam contaminadas pela radiação e só podem ser manipuladas com proteção.

urânio

O primeiro elemento químico radioativo a ser descoberto foi o urânio, pelos cientistas Antoine Henri Becquerel (1852-1908), Marie Sklodowska Curie (1867-1934) e Pierre Curie (1859-1906). A descoberta da radioatividade levou-os a ganhar o prêmio Nobel de Física, em 1903.