Quem foi Gregor Mendel?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Gregor Johann Mendel O.S.A. foi um biólogo, botânico, frade agostiniano da Igreja Católica e meteorologista austríaco.

Gregor Mendel (1822-1884) foi um monge nascido na Morávia que ficou conhecido como o pai da genética. Seus incríveis trabalhos com o cruzamento de ervilhas forneceram informações valiosas sobre hereditariedade.

Gregor Mendel foi um dos pioneiros na observação de características herdadas quando estudou padrões de reprodutibilidade em ervilhas. Muito antes dos genes serem descobertos ele descreveu a transmissão de características genéticas através dos princípios de herança.

Mendel é considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. Por causa de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida.

A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". A planta era considerada pura por Mendel quando após seis gerações ainda apresentava as mesmas características.

A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Fatores determina que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.

Gregor Mendel, um monge austríaco, realizou estudos com ervilhas em um mosteiro e, a partir de seus experimentos, descobriu os princípios básicos da hereditariedade. Suas leis foram reconhecidas como uma das maiores descobertas da Biologia e fizeram com que Mendel fosse considerado o "Pai da Genética".

Mendel estudou a herança de sete características diferentes em ervilhas, incluindo altura, cor da flor, cor da semente e formato da semente. Para fazer isso, ele primeiro estabeleceu linhagens de ervilhas com duas diferentes formas de uma característica, tal como alta vs. baixa.

A partir das deduções, o pai da genética criou as leis de hereditariedade de Mendel: a lei da segregação, a lei da distribuição independente e a lei da dominância.

Após dez anos de estudos, com um olhar apuradíssimo em relação às cores e forma das sementes das ervilhas, além da vagem, altura do caule, entre outros, Mendel concluiu duas leis que foram fundamentais no auxílio da descoberta da hereditariedade.

A genética é uma ciência que faz parte da biologia. Ela tem como objetivo compreender a transmissão das características dos seres vivos para seus descendentes, ou seja, a hereditariedade. O primeiro pesquisador a entender como ocorria esse processo foi Gregor Mendel. Por isso é considerado o Pai da Genética.

As sete características estudadas por Mendel foram altura da planta, cor da flor, cor da semente, posição da flor, formato da semente, cor da vagem e a forma da vagem.