Quem foi Duque de Caxias?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
/ 5 14 votos

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, apelidado de "O Pacificador" e "O Marechal de Ferro", foi um militar, político e monarquista brasileiro. Caxias seguiu uma carreira militar, assim como seu pai e tios.

Participou das guerras da independência, na Bahia, tomou parte nos combates às revoltas durante o período regencial, no Rio Grande do Sul e no Maranhão, e atuou na Guerra da Cisplatina. Finalmente, comandou o exército brasileiro no Paraguai.

Lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata.

Um decreto do governo federal em 1962 oficializou Duque de Caxias como o patrono do Exército Brasileiro. No site oficial a instituição, uma biografia ressalta como ele foi galgando posições nas patentes militares e na hierarquia da nobreza do século 19.

Ele comandou o exército brasileiro. Lutou para consolidar a nossa independência. Conteve revoltas em várias regiões do Brasil e defendeu a Pátria na Guerra do Paraguai. O dia em que o duque de Caxias de nasceu - 25 de agosto de 1803 - tornou-se o Dia do Soldado.

Luís Alves de Lima e Silva nasceu em 25 de agosto de 1803, na fazenda de São Paulo, na Vila do Porto da Estrela (hoje município de Duque de Caxias), na então província do Rio de Janeiro. Era filho do então tenente Francisco de Lima e Silva e de dª.

Em homenagem ao Dia do Soldado, arma de Duque de Caxias é exposta ao público. Da revolução Farroupilha, passando pela Guerra do Prata e até a Guerra da Tríplice Aliança, Duque de Caxias participou de alguns dos episódios mais importantes da história do Brasil, sempre empunhando seu fiel sabre.

O Dia do Soldado é comemorado, no Brasil, em 25 de agosto porque foi nesse dia que nasceu o patrono do exército brasileiro, Duque de Caxias. O Dia do Soldado busca homenagear o empenho dos soldados do Exército Brasileiro em proteger a nação. Ouça o texto abaixo em aúdio!

Luís Alves de Lima e Silva nasceu em 25 de agosto de 1803, na fazenda de São Paulo, na Vila do Porto da Estrela (hoje município de Duque de Caxias), no Rio de Janeiro, filho de Francisco de Lima e Silva e de Mariana Cândida de Oliveira Belo.

De acordo com a Academia de História Militar Terrestre do Brasil, sua escolha como patrono deveu-se ao fato de haver vencido todas as seis campanhas que participou, entre elas a da Balaiada, no Maranhão em 1841; de São Paulo e Minas Gerais, em 1842; a Revolução Farroupilha de 1842-45; e da Tríplice Aliança contra o ...