Quem foi a rainha negra da Inglaterra?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 20 votos

A história da Rainha Charlotte é pouco conhecida e frequentemente negligenciada nos registros históricos. No entanto, sua importância é inegável. Seu legado se estende até os dias atuais, com muitos locais e instituições em todo o mundo levando seu nome em homenagem a sua influência e impacto duradouro.

Charlotte, a primeira rainha da Inglaterra 'descendente de africanos'

Sua mãe, Margarita de Castro e Sousa, era de um clã negro da Casa Real Portuguesa. Isso significa que Charlotte, além de ser a segunda consorte com mais tempo no trono britânico (57 anos e 70 dias), foi a primeira rainha da Inglaterra descendente de africanos.

Na vida real, Charlotte de Mecklenburg-Strelitz era uma mulher de origem portuguesa e africana, que nasceu em 1744 na atual Alemanha, filha de um duque. Em 1761, aos 17 anos, ela se casou com George III e se tornou rainha da Inglaterra.

Segundo pesquisa genealógica feita por Mario De Valdes y Cocom, historiador e especialista em diáspora africana, Sophie Charlotte de Mecklenburg-Strelitz (1744-1818) teria descendência direta de Margarita de Castro y Sousa, integrante negra da Casa Real portuguesa.

Charlotte deixou um impacto significativo na sociedade britânica e um legado que ecoa até os dias de hoje. Sua presença como a primeira rainha negra da Inglaterra trouxe uma mudança profunda e inspiradora. A Rainha Charlotte foi uma defensora da arte e da cultura, sendo uma grande patrona das artes e das ciências.

Segundo a série, a rainha gostava de perucas e vestidos exuberantes, vivia cercada por cachorros e cheirava tabaco em pó diariamente.

Segundo o site oficial da família real britânica, George 3° teve "surtos graves de doença" até ficar "permanentemente enlouquecido" em 1810.

Ela nunca se casou, apesar de ter tido vários pretendentes; as razões para isso não são claras. Historiadores especularam que Tomás Seymour facilitou-lhe relações sexuais, ou que ela sabia ser estéril. A rainha considerou vários pretendentes até os cinquenta anos.

Na nova série, os espectadores conhecem mais sobre a origem da rainha Charlotte e do rei George, assim como o diagnóstico que ele enfrenta. Desde a produção original, o público já sabia que o rei apresentava alucinações e confusão mental, embora pouco explorados.

Maria I da Inglaterra (1516-1558) foi a primeira rainha da Inglaterra a reinar por direito próprio.

Quando George III sucedeu ao trono em 1760, ele tinha apenas 22 anos e ainda não era casado. A princesa Charlotte foi escolhida para se casar com ele e mudou-se da Alemanha para a Inglaterra. Ela tinha 17 anos na época.

Rei Charles III

O Rei Charles é o tataraneto da Rainha Charlotte
Estendendo o legado de Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton até o século 21, a ascensão do tataraneto de Charlotte, o Rei Charles III, garante que sua linhagem continuará através dos herdeiros de Charles também.

As cores fortes permitem que ela seja identificada no meio da multidão, de longe e até mesmo além de grades e seguranças. E como as cores são escolhidas pensando no povo, alguns modelos também!

Historicamente, este período vai de 1811 a 1837, quando a Rainha Victoria assumiu o trono. O rei George III na série Rainha Charlotte. Para quem gosta de romances de época, o período deve ser um tanto familiar.

Se você está preocupado que a rainha Charlotte de Bridgerton tenha um sério vício em drogas, acalme-se. O que ela está cheirando é rapé.