Qual é a religião da rainha da Inglaterra?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 4 votos

O monarca do Reino Unido ocupa também o cargo de chefe supremo da igreja anglicana, que é a religião oficial do Estado da Inglaterra. Com a morte da rainha Elizabeth II no dia 8 de setembro, o rei Charles III passa a governar a igreja no país.

A Igreja Anglicana defende e proclama a fé católica e apostólica nas Sagradas Escrituras. Em obediência aos ensinos de Jesus, as igrejas são comissionadas para proclamar as boas novas do Evangelho para toda a criação. A fé, a ordem e prática estão expressos no Livro de Oração Comum (LOC).

A Igreja Romana afirma dogmaticamente que são sete; Na Igreja Anglicana há o consenso de que somente dois foram instituídos por Cristo e são necessários para salvação (batismo e Eucaristia). O Matrimônio pode ser repetido na Igreja Anglicana, na Romana só em caso de nulidade.

A formação da Igreja Anglicana remete a séculos atrás, quando o rei Henrique VIII rompeu com o papa e o catolicismo, em 1534. O rei Charles III é o chefe da Igreja da Inglaterra, também conhecida como Igreja Anglicana.

Anglicanismo é uma doutrina protestante, vertente do Cristianismo, propulsionada pelo rei Henrique VIII, que surgiu na Inglaterra em 1534.

O chefe da Igreja Anglicana, Justin Welby, visitará pela primeira vez nesta sexta-feira (14) o Vaticano para se reunir com o papa Francisco, em um primeiro encontro entre os líderes das duas igrejas irmãs, anunciou nesta segunda-feira (10) a Santa Sé em um comunicado.

SER ANGLICANO SIGNIFICA
Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão. Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade. Considerar com seriedade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.

O anglicanismo preservara os moldes hierárquicos e a adoração aos santos católicos. No que se refere às suas doutrinas, o anglicanismo incorporou alguns princípios calvinistas.

No Brasil, a igreja anglicana se chama Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. A expressão episcopal indica que é governada por bispos e a palavra anglicana, antes de significar inglês, aponta para a grande família cristã internacional.

Há aproximadamente 80 milhões de membros na Comunhão Anglicana, espalhados nas 41 províncias autônomas em 165 diferentes países. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é a 19ª Província da Comunhão Anglicana, em plena comunhão com a Sé de Cantuária.

Igreja Anglicana

Não se trata exatamente de uma escolha religiosa: o fato é que a bisavó de Louis, Rainha Elizabeth II, é a Governadora Suprema da Igreja Anglicana, também conhecida como Igreja da Inglaterra. Todos os membros da família real, portanto, são anglicanos e pronto.

O motivo que levou o soberano inglês Henrique VIII a se desligar da Igreja de Roma foi a não aceitação de seu pedido de divórcio enviado ao papa Clemente VI. Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, nobre de origem espanhola.