Quem faz uso de anticoncepcional ovula?

Perguntado por: opaz . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

A pílula anticoncepcional inibe a ovulação e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides e evitando, assim, a fecundação.

Um ciclo comum tem 28 dias de duração. Isso significa que, como o anticoncepcional não permite a liberação do óvulo, a mulher que utiliza deste método não tem período fértil.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

Sendo assim, para descobrir o período fértil, a mulher precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, para depois acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data, em caso de ciclos menstruais com intervalos de 28 dias.

Como na vigência do uso do contraceptivo, o ovário se mantém em repouso, pode ser visualizado um volume ovariano menor, com uma contagem de folículos também menor. Portanto, é importante conversar com seu médico sobre como avaliar a reserva ovariana e evitar surpresas no futuro.

Mesmo tomando a pílula certinho, você ainda precisa combiná-la com um método de barreira, ou seja, precisa usar camisinha! A camisinha protege da gravidez e também de ISTs – as infecções sexualmente transmissíveis.

Então, fique atenta para reconhecer alguns desses sinais de alerta:

  1. Alterações no fluxo menstrual. ...
  2. Perda de libido. ...
  3. Redução na lubrificação vaginal. ...
  4. Inchaço e sensibilidade nas mamas. ...
  5. Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ...
  6. Diversos sintomas físicos. ...
  7. Aumento na quantidade de espinhas. ...
  8. Alterações no humor.

O que pode ocorrer são nos casos em que é feita a troca de método contraceptivo ou até mesmo de medicamento, devido a preferência e adaptação do organismo. Nessa fase pode haver um tempo para o corpo se identificar com a nova maneira de prevenção”, explica a ginecologista. Advertisement.

O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco e é estimulado pelo estrogênio; portanto, pode ter seu volume aumentado em períodos onde há maior estimulação hormonal, como na gravidez, uso de anticoncepcionais à base de estrogênios, no meio do ciclo menstrual, perto da ...

9. Corrimento vaginal. Podem ocorrer alterações no corrimento vaginal ao tomar a pílula. Isso pode ter como consequência um aumento ou diminuição na lubrificação vaginal, ou uma mudança na natureza do corrimento.