É normal a menstruação atrasar mais de 15 dias?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Mas, independente da duração do ciclo, quantos dias a menstruação pode atrasar? Os médicos consideram como retardo menstrual a partir de 15 dias de atraso. Ou seja, atrasos de uma a duas semanas são comuns.

Até quando o atraso na menstruação é normal? O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias).

Em geral, poucos dias de atraso são considerados uma alteração normal, sem que isso realmente tenha relevância clínica. Quando o atraso passa de 15 dias ou quando ocorre por vários meses, pode ser necessário investigar melhor as causas desta mudança no ciclo.

Estresse, viagens, dietas, doenças e medicamentos (incluindo anticoncepcionais) também podem afetar a duração do seu ciclo, sintomas e a duração e intensidade da sua menstruação. Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.

Condições médicas de longo prazo: algumas condições, como doença cardíaca ou diabetes, podem causar atrasos menstruais ou menstruações irregulares. Excesso de peso ou obesidade: excesso de peso ou ganho de peso podem fazer com que o organismo produza estrogênio demais, o que pode afetar o ciclo menstrual.

A menstruação atrasada costuma ser o primeiro sinal de gravidez, porém dezenas de outras causas podem explicar por que a sua menstruação não desceu no dia esperado. Em geral, poucos dias de atraso menstrual podem ocorrer até em mulheres com ciclo menstrual regular, sem que isso tenha qualquer relevância clínica.

Mas, apenas a menstruação atrasada, não é certeza de que a mulher está grávida. Alguns dias de atraso são comuns, o que deve ser observado é um tempo extraordinário, como 15 dias de atraso.

O corrimento branco pastoso é chamado de leucorreia e ocorre devido às mudanças hormonais que acontecem no corpo durante a gravidez. Essas alterações hormonais aumentam a produção de secreções cervicais, resultando em um corrimento mais espesso e de cor branca.

Chá de Boldo: O boldo tem propriedades que estimulam a circulação sanguínea e melhoram o fluxo menstrual. Você pode usar 1 colher (chá) de folhas secas ou uma pequena quantidade de folhas frescas da planta. Misture o boldo com 200 ml de água e leve ao fogo.

A cólica fora do período menstrual pode ser normal ou não, tudo vai depender de suas causas. Considerada normal é a cólica causada pela ovulação¹. Esses casos, a dor abdominal acontece em mulheres que têm ciclos regulares e cólicas menstruais¹.

Isso pode ocorrer sobretudo para quem ainda não tem regularidade nos ciclos que, em geral, têm intervalo de 28 dias. Ainda que seja relativamente normal, já que vários fatores podem ser causadores desse atraso, é importante estar atenta às alterações no ciclo menstrual.

O estresse, a ansiedade e outros transtornos de humor, interferem diretamente na produção de hormônios, com isso podem descontrolar o ciclo menstrual da mulher. A ausência ou atraso da menstruação, é um do sinais frequentes dessa situação.

Sinal de Gravidez: Alguns sintomas de gravidez são caracterizados pelo atraso menstrual, corrimento branco pastoso e dor no pé da barriga e costas. Durante a gestação: É natural ocorrer um aumento desse tipo de corrimento durante a gravidez, porém é necessário estar atento ao cheiro, coceira ou ardência após urinar.

Se você obtiver um resultado de teste negativo e achar que ainda está grávida, faça outro teste no dia do início esperado da menstruação. Se sua menstruação estiver atrasada, teste novamente três dias depois. Caso ainda tenha dúvidas, consulte um médico.

Acetoflux® (acetato de medroxiprogesterona) é indicado para o tratamento da amenorreia secundária (ausência de menstruação por um período maior do que 3 meses em mulher que anteriormente já apresentou ciclos menstruais); no tratamento do sangramento uterino disfuncional devido ao desequilíbrio hormonal (sangramento ...

A realidade é que os ciclos menstruais podem variar bastante e durar de entre 21 a 35 dias e, portanto, nem todo atraso significa uma gravidez ou mesmo algum problema.