Quem está no Cadastro Único e não recebe Bolsa Família?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Estou no CadÚnico, mas não recebo Bolsa Família; terei direito ao Auxílio Brasil? Entenda. A inscrição no Cadastro Único é um requisito para entrar no Auxílio Brasil e em outros programas sociais do governo federal, mas não garante que a família será selecionada para o programa que substituirá o Bolsa Família.

Caso não tenha recebido, procure o setor responsável pelo Bolsa Família no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social ou Prefeitura de sua cidade. É possível também consultar a situação do benefício através do aplicativo Bolsa Família ou Central de Atendimento pelo número 111.

O outro requisito para poder receber o Bolsa Família é que a família esteja registrada no Cadastro Único, porta de entrada para benefícios sociais do governo federal. Adiante mostraremos como é feito o registro familiar no CadÚnico para receber o Bolsa Família.

Caso o beneficiário não receba a comunicação, ele deve procurar o setor responsável pelo Bolsa Família no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – ou na Prefeitura de sua cidade. Confira a seguir outras formas de consultar a situação do benefício.

Veja quais são os canais oficiais para consultar a situação do benefício:

  1. Aplicativo do Bolsa Família;
  2. Aplicativo Caixa Tem;
  3. Telefone 121 do MDS;
  4. Central da Caixa no número 111.

Estou no Cadúnico, vou receber o Auxílio Brasil automaticamente? A inscrição no Cadúnico não garante a aprovação imediata no Auxílio Brasil, já que o ingresso das famílias no programa depende de questões orçamentárias e da atualização dos dados da família.

Depois de atualizar o Bolsa Família quanto tempo recebo? Para os cadastros suspenso, após realizar a atualização será necessário aguardar um período médio entre 45 a 60 dias, geralmente voltando ao benefício depois de dois meses.

​Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias: ​​Programa Bolsa Família. Programa Minha Casa Minha Vida.

Desde que atenda às regras do Auxílio, quem já está cadastrado no Cadastro Único, ou recebe o benefício Bolsa Família, receberá o benefício automaticamente, sem precisar se cadastrar. As famílias beneficiárias do PBF terão o benefício suspenso pelo Ministério enquanto receberem o Auxílio Emergencial.

Importante : O benefício pode ser cancelado caso os dados não sejam atualizados regularmente. Para saber quando irá receber o Auxílio Brasil, o beneficiário deve verificar o dígito final do seu (Número de Identificação Social), no ou fazendo uma consulta do CadÚnico, informando o CPF.

A análise da renda per capita será feita pelas prefeituras, a partir de visitas locais às famílias cujos cadastros foram indicados pelo MPF, momento em que os beneficiários poderão apresentar justificativas para as irregularidades apontadas.