Quem está com dengue pode comer pão?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

A febre alta, comum em um quadro de dengue leva a um rápido desgaste de energia, o que pode levar a desnutrição. Dessa forma, para que isso não ocorra o recomendado é que sejam feitas ao dia, 6 refeições que contenham arroz, pão, massa, verduras e frutas, ovos, leite, leguminosas e carnes.

O que evitar: frutas cítricas, como limão, laranja e morango, batata, gengibre e pimenta. “Tem que ser uma alimentação de fácil digestão e absorção, hortaliças ricas em vitamina C, antioxidante e ajuda no sistema imunológico e ferro porque está perdendo ferro pelas plaquetas”, explicou a nutricionista Mara Pimenta.

Almoço e jantar: Misturar alimentos torna a refeição mais atraente, e é o que acontece com as saladas. Sugestões: salada de beterraba, laranja e agrião; maçã com salsão e batata; alface, tomate e manga.

Como é o tratamento para dengue?

  1. Repouso enquanto durar a febre;
  2. Hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco etc.) ou venosa, se for necessária;
  3. Uso de paracetamol ou dipirona para alívio da dor e da febre;
  4. Não utilizar ácido acetilsalicílico.

O tratamento do dengue é feito com hidratação. Beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com cafeína (café, chá preto). Não é preciso fazer nenhuma dieta.

O sétimo dia da dengue é considerado um ponto-chave para a avaliação do comportamento da doença em cada pessoa, já que é nesta fase que acontecem as modificações para a evolução da doença. Isso significa que a partir daí ou o paciente melhora ou ocorre um agravamento do quadro de saúde.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

A forma clássica da doença tem uma duração aproximada de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga por alguns dias. Porém, existem formas mais graves da dengue, levando à hospitalização e, consequentemente, aumentando o tempo da doença.

“As pessoas devem priorizar a ingestão de água, caldos e sucos em geral”, indica a médica. De acordo com a especialista, frutas ácidas, como o limão, a laranja e a acerola, também podem ser consumidas normalmente.

Na dengue, geralmente, o número de plaquetas está diminuído no dia 4 (3-7) da doença, voltando ao normal no oitavo ou nono dia.

Manchas vermelhas, planas e distribuídas pelo tronco. Também chamada de “rash”, as manchas de dengue são um sintoma comum, que ocorre em mais da metade dos pacientes com dengue e, geralmente, após o terceiro dia de febre.

O que a maior parte das pessoas não sabe é que essas doenças podem provocar sequelas. Se a dengue não for tratada corretamente, ela pode causar hepatite ou insuficiência hepática aguda, comprometendo gravemente o funcionamento do órgão. E o corpo costuma dar sinais de que isso está acontecendo.

Esses sintomas aparecem entre três a sete dias após a picada do mosquito.

Portanto, evite consumir ABRICÓ, AMEIXA FRESCA, AMÊNDOA, AMORA, BATATA, CEREJA, GROSELHA, LIMÃO, MAÇÃ, MELÃO, MORANGO, NECTARINA, NOZES, PASSA, PEPINO, PÊSSEGO, PIMENTA, TANGERINA, TOMATE e UVA.

A nutricionista Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF), aconselha que, além da hidratação, o paciente de dengue deve ingerir alimentos ricos em ferro, sempre aliados a sucos de frutas que contenham vitamina C (acerola, limão, laranja e outros), que ajuda o organismo a ...

No estágio severo da doença, deve-se estar atento a sinais como:

  • dor ou rigidez abdominal.
  • vômitos persistentes.
  • inchaço em pernas, abdome e outros locais.
  • sangramento de mucosas, como as gengivas,
  • letargia ou agitação.
  • aumento do fígado.
  • alteração nos exames laboratoriais.