Quem está com a pressão alta pode caminhar?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Para o fisiologista do esporte do HCor, a caminhada, corrida, natação, exercícios aeróbicos, alongamentos, bicicleta, yoga e hidroginástica são indicados para contribuir na redução da pressão sanguínea exercida sobre os vasos sanguíneos.

Caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros, são ótimas opções de atividades aeróbicas que ajudam a baixar a pressão arterial — desde que realizadas em intensidade moderada. O ideal é praticar três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos por sessão.

Ao caminhar, os níveis da pressão arterial sobem naturalmente, mas são reduzidos logo na primeira hora e o melhor: a queda se mantém nas próximas 24 horas. Sendo um exercício totalmente sociável, que pode ser acompanhado de um bom papo, nada melhor do que você entrar nessa onda!

Exercícios de treinamento de força, como agachamento na parede e prancha, estão entre as melhores maneiras de reduzir a pressão arterial e ajudar no controle da hipertensão, sugere um estudo.

Os nossos resultados sugerem que caminhadas de intensidade moderada, três a cinco vezes por semana, de 20 a 40 minutos de duração e de 150 minutos por semana durante aproximadamente três meses, podem ter um efeito na redução da pressão arterial.

Uma pessoa hipertensa que apresenta qualquer sintoma de uma crise de pressão alta deve se dirigir imediatamente a um pronto socorro para atendimento médico ou mesmo ligar para uma ambulância. Isso porque esta é uma emergência médica e requer atendimento o mais rápido possível.

Algumas dicas podem ser adotadas para ajudar a controlar melhor a pressão:

  1. Manter o peso ideal;
  2. Fazer uma dieta com pouco sal;
  3. Praticar exercícios físicos;
  4. Deixar de fumar, se for o caso;
  5. Evitar ambientes estressantes;
  6. Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.

Uma única sessão de caminhada reduz a pressão arterial dos idosos hipertensos e essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes à atividade física. É o que revela pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP).

Deitar a pessoa, de preferência num local fresco e arejado; Afrouxar as roupas, especialmente em volta do pescoço; Levantar as pernas acima do nível do coração. Esta posição permite que o sangue flua em direção ao coração e ao cérebro mais facilmente, aumentando a pressão.

Ao final, chegou-se à conclusão que exercícios físicos realizados entre 18h e 21h trazem, de fato, maior benefício aos pacientes com hipertensão. O pesquisador pondera que todos os participantes do estudo eram medicados por pelo menos quatro meses, nas mesmas dose e classe.

E o quanto de exercício devo fazer para reduzir a pressão? O recomendável é fazer pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades físicas intensas por semana. Ou seja, você pode fazer uma caminhada de 30 minutos 5 vezes por semana ou de 50 minutos 3 vezes por semana.

Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Só lembrando rapidamente: reduzir o sal, consumir mais vegetais, consumir laticínios, fazer exercícios e perder peso. Fazendo essas medidas, você vai conseguir reduzir a sua pressão arterial e talvez até consiga parar de usar medicações ou, pelo menos, usar menos remédios no seu dia a dia.