Quem é responsável pelo PDCA?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 16 votos

O engenheiro Walter Shewhart foi o criador do método do Ciclo PDCA, nos anos 1920. Mas o modelo do Ciclo PDCA foi se tornar famoso apenas nos anos 1950, principalmente no Japão, graças ao professor americano William Deming.

Walter Andrew Shewart

O ciclo PDCA foi criado na década de 20 por Walter Andrew Shewart, um físico norte-americano conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade.

Execução do plano de ação
A execução do plano de ação é a única etapa dentro da fase de execução (DO). Esse é o momento de divulgar para a equipe o que será feito, treinar os responsáveis por executar determinada ação e acompanhar os status das ações.

Resumidamente, o ciclo PDCA serve para a melhoria na gestão de processos, levando a um gerenciamento mais eficiente e claro. Tornar um processo mais eficiente significa fazer da maneira mais simples, rápida e com menor custo, elevando a qualidade do resultado.

Principalmente neste caso, em que PDCA quer dizer, em inglês, PLAN–DO–CHECK–ACT, ou também PLAN-DO-CHECK-ADJUST, que significam Planejar-Fazer-Verificar-Agir, ou Planejar-Fazer-Verificar-Ajustar.

William Edwards Deming

William Edwards Deming
Além disso, Deming foi responsável pela difusão do PDCA, que veio a se tornar uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para promoção de melhoria continua.

Resumo. O PDCA ou Ciclo de Deming é uma metodologia de gerenciamento que tem como objetivo a melhoria de processos de forma constante. Esse ciclo se baseia em quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

O ciclo PDCA é frequentemente usado para solucionar problemas – tanto pessoais quanto corporativos. Disseminado no Brasil pela consultoria de gestão Falconi, o método é usado para avaliar se os seus esforços estão realmente trazendo o resultado esperado. E, se não for o caso, corrigir o que for necessário.

De acordo com o conceito do método PDCA, é correto afirmar que. é usado para evidenciar a ordem de importância dos problemas, causas e temas em geral. é utilizado para planejar a coleta de dados a partir das necessidades de análise de dados futuras.

Planejar, desenvolver, checar, agir.

Como aplicar o ciclo PDCA?

  1. Planejar. Você gerencia uma empresa, está enfrentando desafios e procurando soluções até que se deparou com o ciclo PDCA. ...
  2. Fazer. Com tudo definido, agora é o momento de pôr em prática todas as ações planejadas na etapa anterior. ...
  3. Checar. ...
  4. Agir.

Essa técnica é composta por quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), verificar (check) e agir (act). Resumidamente, você começa pelo planejamento e, em seguida, coloca as ações em prática. Feito isso, é necessário controlar a execução, bem como corrigir as divergências encontradas durante o processo.

PDCA (Plan, Do, Check, Act, ou em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é uma ferramenta de qualidade de quatro fases, amplamente utilizada para a solução de problemas, controle e melhoria contínua de processos e produtos.