Quem é o novo ministro da Economia do governo Lula?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Haddad também terá reunião com presidente do BC nesta terça e pode anunciar futura equipe econômica. Confirmado pelo presidente eleito Lula (PT) como ministro da Economia a partir de 2023, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad fez uma nova reunião nesta terça-feira (13) com o atual ministro da pasta, Paulo Guedes.

A vaga do PDT na Esplanada. Após dizer ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva que não aceitaria o Ministério da Previdência, o PDT voltou atrás e decidiu assumir a pasta. Segundo apurou o Valor, o ministério será comandado por Carlos Lupi, presidente da sigla.

Paulo Roberto Nunes Guedes GCRB • GOMM (Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1949) é um economista e especulador financeiro brasileiro. Foi ministro da Economia do Brasil no governo Jair Bolsonaro, de 2019 a 2023.

O ministério da Economia foi desmembrado em quatro pastas: Fazenda, Planejamento e Orçamento, Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As atribuições do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) vão retornar para o Ministério da Fazenda.

O céu é o limite. A conta considera o salário, que fechará o governo em R$46,3 mil; férias, décimo terceiro e o generoso auxílio moradia, atualmente em R$7,7 mil.

Também socorreu o povo Yanomami, freou a entrega do patrimônio nacional ao retirar Petrobras e Correios da lista de privatizações, garantiu vacina contra a Covid-19 para as crianças e recebeu a visita do chanceler alemão Olaf Scholz, entre outras importantes medidas.

Governo anterior teve 22 ministérios; gestões petistas sempre tiveram mais pastas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá posse a 37 ministros, 14 a mais do que na gestão do seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). O governo anterior teve 22 ministérios.

Sete indicados pelo PT

  • Luiz Fux, que entrou no STF em março de 2011;
  • Rosa Weber, empossada em dezembro de 2011;
  • Luís Roberto Barroso, no STF desde junho de 2013;
  • e Edson Fachin, nomeado em junho de 2015.

No dia 2 de agosto de 2023, Lula assinou um decreto que cria o programa Povos da Pesca Artesanal. Entre outras iniciativas, o programa oferece bolsas de estudo a alunos de escolas públicas que venham de comunidades pesqueiras tradicionais.

O ex-governador e senador eleito, Camilo Santana (PT/CE), tomou posse como ministro de Estado da Educação, nesta segunda-feira (02), em uma cerimônia realizada no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação (MEC).

A Suprema Corte é composta por 11 ministros, todos indicados pelo presidente da República.

O atual Ministro da Economia é o economista Paulo Guedes. O cargo para Ministro, de acordo com a CF 1988, é de livre nomeação e exoneração por parte do Presidente da República.