Quem foi o melhor ministro da Educação?

Perguntado por: aguedes5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Considerado o melhor ministro da Educação da história do país, Fernando Haddad recebeu com indignação o novo ataque de Jair Bolsonaro às universidades federais e voltou a dizer que só há um caminho para barrar o desmonte promovido ao setor pelo atual presidente.

Haddad instalou 14 novas universidades federais e concebeu e implementou a Universidade Aberta do Brasil e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Durante os seis anos e meio em que comandou o MEC, o número de vagas no ensino superior público federal passou de 139,9 mil em 2007 para 218,2 mil em 2010.

O ex-governador e senador eleito, Camilo Santana (PT/CE), tomou posse como ministro de Estado da Educação, nesta segunda-feira (02), em uma cerimônia realizada no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação (MEC).

Desde 1930, o MEC busca promover ensino de qualidade para nosso país. Com o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em 2007, o MEC vem reforçar uma visão sistêmica da educação, com ações integradas e sem disputas de espaços e financiamentos.

O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Na gestão do presidente Lula observou-se o recorde na produção da indústria automobilística em 2005, o maior crescimento real do salário mínimo e redução do índice de Gini.

Em comparação ao governo Bolsonaro, que possuía 23 ministérios, foram acrescidas 14 pastas, totalizando 37. Elas estão distribuídas da seguinte forma: Partidos que apoiaram Lula desde o primeiro turno ficaram com 14 ministérios, dos quais 8 são comandados pelo PT e 3 pelo PSB.

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinaram nesta terça-feira, 20, a liberação de R$ 850 milhões para duas iniciativas que se inserem no contexto do Novo Ensino Médio.

Com a conclusão da indicação do 1º escalão, Lula consolidou a hegemonia do PT em sua nova gestão. A sigla terá 10 ministérios, incluindo alguns dos principais, como a Fazenda, com Fernando Haddad, e Casa Civil, com Rui Costa. Dos 37 futuros ministros, 26 são homens e 11 são mulheres.

Com 37 ministérios, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou o número de pastas de Cuba e Venezuela, países historicamente próximos do PT.

O primeiro ministro da Educação foi o mineiro Francisco Campos. O Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931, instituiu o Estatuto das Universidades Brasileiras que estabeleceu os critérios para a organização de universidades no Brasil.

Renato Janine Ribeiro

O professor Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação.

14 de novembro de 1930

O Edifício Inep possui sete andares e fica localizado no Setor de Rádio e TV Sul, 701, quadra 3, bloco M, CEP 70340-909, em Brasília.

A prévia da inflação, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), desacelerou no período, com taxa anual partindo de 5,90% em dezembro de 2022 para 3,40% em junho.