Quem desenvolveu a porcentagem?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Dados históricos dizem que a porcentagem surgiu em Roma, por volta do ano IX d.C, quando o imperador romano decretou a cobrança de vários impostos, entre eles o centésimo, cobrado sobre todas as mercadorias vendidas no mercado público.

Símbolos e sua história Relatos históricos datam que o surgimento dos cálculos percentuais aconteceu por volta do século I a.C., na cidade de Roma. Nesse período, o imperador romano decretou inúmeros impostos a serem cobrados, de acordo com a mercadoria negociada.

A intensificação do comércio por volta do século XV criou situações de grande movimentação comercial. O surgimento dos juros, lucros e prejuízos obrigou os matemáticos a fixarem uma base para o cálculo de porcentagens. A base escolhida foi o 100.

A definição de “porcentagem“, se você reparar, está no próprio nome: por + cento (que vem do número 100). Podemos inferir que é algo proporcional a 100. Ou seja, se dividirmos “algo” por 100, cada pedacinho de “algo” será o equivalente a 1%.

Porcentagem, representada pelo símbolo %, é a divisão de um número qualquer por 100.

Issac Newton

Geralmente se diz que o Cálculo foi inventado por Issac Newton (1642-1727) e por Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) durante a década de 1665-1675, mas isso não é inteiramente verdadeiro.

A porcentagem é de grande utilidade no mercado financeiro, pois é utilizada para capitalizar empréstimos e aplicações, expressar índices inflacionários e deflacionários, descontos, aumentos, taxas de juros, entre outros.

Recapitulando, a porcentagem representa uma razão de um determinado número dividido em 100 partes, podendo, portanto, ser representada como uma fração simples (o número que acompanha o símbolo %, dividido por 100), ou na forma de fração irredutível.

Como você pode ver, a porcentagem faz parte do nosso cotidiano. Ela está presente nos descontos concedidos em compras, nos juros das prestações, nos dados estatísticos veiculados nos meios de comunicação etc.

As porcentagens são escritas em algarismos (mesmo de zero a dez), seguidos do símbolo próprio, sem espaço entre o símbolo e o algarismo: 4%, 55%, 100%.

Forma percentual: como já vimos, usa-se o símbolo 50%. Forma fracionária: quando possuímos o denominador da fração com o número 100: 50/100. Forma decimal: os números decimais são calculados por casas e por meio das vírgulas. Dessa forma, 50 por cento fica 0,25.

É opcional dizer percentagem (do latim per centum) ou porcentagem (em razão da locução por cento), assim como percentual ou porcentual.

Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.