Quem criou o Wi-fi Wikipédia?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance. É utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios baseados no padrão IEEE 802.11.

Quem inventou o Wi-Fi, afinal? Não foi apenas uma pessoa, mas uma dupla: Hedy Lamarr e George Antheil. E uma dupla um tanto inusitada! Ainda assim, o crédito pela invenção do Wi-Fi é dado principalmente a Hedy Lamarr, atriz e inventora austríaca nascida em 1914 no ápice da Grande Guerra.

Em 1942, Hedy Lamarr e George Antheill apresentaram a tecnologia que inventou o wifi ao Departamento de Guerra dos Estados Unidos.

O termo wi-fi foi criado pela agência de marketing Interbrand, que foi encarregada do lançamento da marca e apresentou 10 sugestões de nomes à Wi-Fi Alliance para que escolhessem um. "Precisávamos de algo um pouco mais atrativo do que 'IEEE 802.11 b Direct Sequence", explicou Belanger.

Ouça o texto abaixo! A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Mas o Wi-Fi só chegou ao Brasil em 2008, quando o protocolo 802.11g já era padrão de mercado. A seguir, entenda os detalhes sobre essa tecnologia de conexão sem fio e conheça as principais características de transmissão das redes Wi-Fi.

Quando chegou ao Brasil? O Wi-Fi chegou ao Brasil por volta de 10 anos depois de sua criação, no ano de 2008, quando equipamentos com sistema Android começaram a se popularizar no país. A partir daí, o usuário optou pelo uso de dispositivos móveis que possuíam a tecnologia.

A história da internet teve início com a Arpanet, uma rede de troca de informações que havia sido desenvolvida para conectar instalações de pesquisas e militares com o Pentágono, nos Estados Unidos, na década de 1960. O crescimento dessa rede permitiu que seu uso se estendesse para fins privados e comerciais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a atriz desenvolveu um sistema de torpedos guiados por rádio que os impedia de serem detectados pelo inimigo, e uma tecnologia de espectro alargado por salto de frequência que acabou dando origem ao primeiro padrão de conexão wi-fi (o IEEE 802.11) em 1997.

A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da ...

Wi-Fi é uma abreviação de "Wireless Fidelity", que significa fidelidade sem fio, em português. Wi-fi, ou wireless é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc. O wi-fi não necessita de licença para instalação e/ou operação.

Wi-Fi é a abreviação de Wireless Fidelity (comunicação sem fio de alta fidelidade).

O que é WWW:
WWW é a sigla para World Wide Web, uma rede mundial de computadores interligados. A tradução literal de world wide web é "teia em todo o mundo" ou "teia do tamanho do mundo", e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia.

Estados Unidos

As primeiras demonstrações de que a troca de informações entre diferentes computadores era possível através de longas distâncias se verificou em 1969, em um experimento conduzido por cientistas e pesquisadores das universidades de Stanford e Califórnia, nos Estados Unidos.

Foi aí que foi criada a Arpanet, rede de conexão da DARPA, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos. E esse é considerado o início da internet.

1990: O primeiro provedor de Internet discada comercial, The World, é lançado. No mesmo ano, a Arpanet deixou de existir. 1991: São criados a primeira página web e o primeiro protocolo de pesquisa baseado em conteúdo.