Quem criou o conceito de democracia?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

O conceito de democracia surgiu na Grécia Antiga, em 510 a.C., quando Clístenes, aristocrata progressista, liderou uma rebelião contra o último tirano, derrubando-o e iniciando reformas que implantaram a democracia em Atenas.

Ele surgiu na Grécia Antiga, mais especificamente em 510 a.C., nas cidades-estados de Atenas. O político grego Clístenes, considerado o “pai da democracia ateniense” foi o responsável por liderar a primeira experiência democrática da Antiguidade Clássica em uma rebelião que derrubou o então tirano.

Clístenes

O reformulador das leis ateniense e considerado o pai da democracia foi o político grego Clístenes. Ele estabeleceu a ideia de isonomia, cujo princípio é que “todos os cidadãos são iguais perante a lei”.

O termo democracia surgiu na Antiguidade clássica, em Atenas, na Grécia, para designar a forma de governo que caracterizava a administração política dos interesses coletivos dos habitantes das cidades-estados. Na Idade Média, o termo caiu em desuso.

As origens da democracia remontam à Grécia Antiga, especificamente ao período clássico. O significado do termo aponta para duas palavras do vocabulário grego: demos (povo) e kratos (poder). Em Atenas, no Período Clássico, o conceito de cidadania não abarcava todas as pessoas.

Em agosto de 1961, o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, cunhado de João Goulart, lançou um manifesto pela sua posse. Houve divisão no Exército, e a crise foi debelada com a aprovação de emenda constitucional que introduziu no Brasil o regime parlamentarista.

As primeiras democracias da antiguidade foram democracias diretas. O exemplo mais marcante das primeiras democracias diretas é a de Atenas (e de outras cidades gregas), nas quais o povo se reunia nas praças e ali tomava decisões políticas.

Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorrem em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos.

Drácon, Sólon e Clístenes foram os principais legisladores atenienses. Quais eram as funções dos legisladores em Atenas? Estabelecer leis: os legisladores eram responsáveis por criar e revisar as leis. Criar reformas sociais e políticas: os legisladores muitas vezes instituíram reformas sociais e políticas.

Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

O conceito de democracia é mais antigo do que se imagina. Surgiu na Grécia Antiga, em 510 a.C., quando o aristocrata Clístenes, progressista, foi o líder de uma revolução contra o último tirano a governar Atenas. Assim, após a derrubada, iniciou reformas que ajudaram a implantar a democracia.

I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político; Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente, nos termos desta Constituição.” “Art.

Desde a Proclamação da República, em 1889, o Brasil tem sido governado por três Poderes, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, no qual o chefe é o presidente da República, eleito a cada quatro anos pelo voto popular em eleições diretas, desde 1989. E o DNA da democracia está exatamente nesta divisão de poderes.

Democracia é basicamente um regime institucional, fundado na representação popular em dois dos poderes estatais (Executivo e Legislativo), que funciona por meio de um aparato administrativo que deve sempre visar a soberania dos interesses públicos sobre os coletivos.

Democracia e ditadura são dois tipos de regimes de governo. Esses regimes possuem características opostas: na democracia o poder de decisão é do povo e na ditadura as decisões são impostas pelo governo autoritário.

Não existindo apenas um tipo de regime político democrático, a democracia divide-se, basicamente, em: direta, participativa e representativa.