Qual é a diferença entre a democracia direta e indireta?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Na democracia direta, os próprios cidadãos eram responsáveis pelo destino da sua cidade; enquanto que na democracia indireta, elegem-se representantes para tal. Dentre as mais relevantes e importantes “invenções” dos gregos está a democracia.

Resposta. A diferença entre democracia direta e indireta é que na primeira o poder de decisão é exercido diretamente pelo povo, através de assembleias e plebiscitos, sem a necessidade de intermediários. Já na segunda, o povo escolhe seus representantes, que serão responsáveis por tomar as decisões em seu nome.

Democracia indireta
Acontece quando o povo elege representantes que serão os responsáveis por decidir em nome da população. São eleitos para mandatos políticos com validade determinada e, teoricamente, devem agir em prol de seus eleitores.

A democracia indireta estabelece que a população utilize do voto para a escolha dos representantes políticos mais adequados aos seus interesses. Desse modo, os cidadãos teriam os seus direitos assegurados por vereadores e deputados que se comprometeriam a atender os anseios de seus eleitores.

Tipos de democracia
democracia representativa: na democracia representativa a vontade do povo é expressada através dos seus representantes que são eleitos por voto direto nas eleições. democracia participativa: também é chamada de democracia semidireta, porque tem características de democracia direta e indireta.

Ela permite que o povo se manifeste sobre decisões do parlamento federal ou que sugira alterações na constituição. O cerne da democracia direta são os instrumentos de iniciativa e referendo. Na Suíça o povo tem grande participação nas decisões políticas em todos os níveis da política.

Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões. As primeiras democracias da antiguidade foram democracias diretas.

O Brasil vive sob um regime democrático representativo, mas a Constituição Federal de 1988 prevê tipos de participação que, se fossem exercidos em sua totalidade, aproximariam o nosso país de um regime democrático participativo.

Não existindo apenas um tipo de regime político democrático, a democracia divide-se, basicamente, em: direta, participativa e representativa.

Esse era o tipo de democracia que vigorava, por exemplo, em Atenas na Antiguidade Grega, onde todos os que eram considerados cidadãos tinham o direito de participar do processo de tomada de decisões. A Ágora era o lugar no qual os debates políticos eram realizados entre os cidadãos.

Se democracia indireta ou representativa é aquela na qual o povo outorga as funções de governo aos seus representantes, eleitos periodicamente, democracia semidireta é a democracia representativa acrescida de institutos da democracia direta.