Quem criou antes e depois de Cristo?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 4 votos

A.C. se refere a "Antes de Cristo", A.D. representa Anno Domini, que é "ano do Senhor" em latim (equivalente à d.C., "Depois de Cristo"). Este sistema foi concebido por um monge no ano 525.

O sistema do Anno Domini foi desenvolvido em Roma por um monge cita, Dionísio, o Exíguo, em 527, como resultado secundário do seu trabalho no cálculo da data da Páscoa cristã.

A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus Cristo. Esse calendário se tornou oficial no ano 1582 pelo papa Gregório XIII; por esse motivo também é conhecido como calendário gregoriano.

Só que tem uma pegadinha histórica aqui: a contagem de anos antes e depois de Cristo (a.C. e d.C) só foi inaugurada mais de 500 anos depois do que hoje chamamos de ano 1 d.C. —que, na verdade, era o ano 754 para os romanos, 3761 para os judeus e 2697 para os chineses.

Esse é o ano 1 da chamada “Era Cristã”. Assim, os registros dos episódios anteriores ao nascimento de Jesus, seja na Grécia antiga, seja no Egito antigo, são sempre seguidos de a.C., abreviatura que significa “antes de Cristo''. As datas posteriores ao nascimento de Jesus podem ser acompanhadas por d.C.

Isso porque a contagem dos anos, meses e dias no calendário gregoriano - que adotamos - começa a partir do 1. Mas para esses especialistas, o zero é fundamental. O ano seguinte ao primeiro antes de Cristo (1 a.C.) foi o primeiro depois de Cristo (1 d.C.). Por convenção, não houve o ano zero.

Os especialistas que reconhecem a existência de um pregador judeu chamado Jesus Contudo, situam seu nascimento entre os anos 6 e 4 antes da Era Comum.

"Se prestarmos atenção em Mateus, e Jesus nascer no ano 4 a.C., faz sentido. Ele morreria no ano 30 e teria, talvez, 34 anos", argumenta o historiador.

1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

A pergunta não é tão simples quanto parece. Pelo Calendário Gregoriano estamos no ano 2020 depois de Cristo. Contudo, estima-se que cerca de 40 calendários diferentes sejam usados hoje no mundo, sem contar outros tantos que se perderam ao longo da História.

O 'evento Jesus Cristo', realiza, portanto, uma mudança na humanidade, a ponto de influenciar a história, como dito acima, “dividindo-a” entre antes e depois de seu nascimento.