O que é o tempo Kairós?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Enquanto Chronos é a personificação do tempo calculado, aquele subordinado ao relógio e do qual não conseguimos fugir facilmente, Kairós é a qualidade do tempo vivido. Kairós é o tempo oportuno, que faz um acontecimento ser especial, memorável, não em seus números, mas em sua significância.

kairos, que em português escrevemos kairós, tinha para os gregos o significado de "momento certo" ou momento oportuno. É uma ocasião indeterminada no tempo em que algo especial acontece. A palavra é usada em teologia para descrever o "tempo de Deus". Não é um tempo quantitativo, como khronos.

No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de "tempo espiritual" ou "o tempo de Deus", que diverge do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos, etc.

Vigiai e orai! Não sabeis quando será o tempo (kairós)” (Marcos 13.32,33; ver também Atos 1.6,7). E por outro lado: “Hipócritas, sabeis interpretar a face da terra e do céu. Como não sabeis então discernir este tempo (kairós)?” (Lucas 12.56).

A relação entre Cronos e Kairós
Já Kairós era o momento, algo indeterminado no tempo, um acontecimento especial ou uma experiência oportuna. Atualmente, podemos dizer que vivemos na realidade do tempo Cronos, algo linear, que vai sempre em frente, sempre implacável, podendo ser até cruel, algumas vezes.

O autor cita que Conzelmann e Fitzmyer sugerem que Lucas propôs a História da Salvação em três tempos: o tempo de Israel, o tempo de Jesus e o tempo da Igreja.

Chronos é o senhor do tempo, enquanto Kairós representa o tempo que não pode ser controlado. Para os gregos antigos, o primeiro significava o tempo cronológico, enquanto o segundo se referia à qualidade do tempo vivido, algo que não pode ser medido através de números.

Rua Gonçalves Dias, 1923. WhatsApp: 16 3397-5186.

O tempo de Deus está relacionado ao tempo oportuno para cumprimento do Seu propósito ou vontade. Não pode ser medido ou cronometrado, mas atua na nossa história consoante à Sua vontade. Por vezes, algumas pessoas consideram que Deus está demorando para cumprir determinadas coisas.

Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairós. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico ou sequencial (o tempo que se mede, de natureza quantitativa), Kairós possui natureza qualitativa, o momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece: a experiência do momento oportuno.

“Tudo tem o seu Chronos determinado, e há um Kairós para todo propósito” – existe um tempo cronológico dentro do qual vivemos, e dentro dele um momento oportuno para que se cumpram os propósitos.