Quem colonizou São Luís do Maranhão?

Perguntado por: lcamilo9 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Fundada em 1612 pelo francês Daniel de La Touche, mais conhecido como “Senhor de La Ravardière”, a capital maranhense é a quinta cidade mais antiga do país. Sua formação teve como objetivo estabelecer a França Equinocial na região dos trópicos, dentro do contexto da economia mercantilista.

O estado do Maranhão foi inicialmente colonizado por franceses e depois por holandeses, até a consolidação do domínio português, o que explica seu riquíssimo patrimônio histórico, cultural e arquitetônico.

Fundada em 8 de setembro de 1612, pelos franceses Daniel de La Touche e Fraçois de Rasilly, cujo objetivo comum, dentro do contexto da economia mercantilista, era estabelecer a França Equinocial, a capital maranhense encontra na homenagem ao então Rei da França, Luís XIII, as raízes da sua nomenclatura: São Luís.

Os descobridores de São Luís
A Ilha já era ocupada por povos Tupinambá, que seriam os ancestrais dos indígenas do tronco linguístico Tupi, que ocupam o interior do Maranhão. Eles viviam da da pesca e coleta de moluscos.

A população maranhense foi formada pelos descendentes dos vários povos europeus que desbravaram a região assim como pelos povos tradicionais indígenas e também por africanos.

História do Maranhão
Os primeiros europeus a chegarem à área que hoje corresponde ao estado do Maranhão foram os espanhóis, em 1500.

Os portugueses lideram o ranking de imigração no estado, com 3.384 registros ativos. A lista segue com os colombianos, que formam 2.966 registros. Em seguida, italianos e chineses, com 2.699 e 1.514 registros ativos, respectivamente.

São Luís

Após uma extensa pesquisa histórica, chegamos à conclusão de que a cidade mais antiga do estado do Maranhão é São Luís. Fundada em 8 de setembro de 1612 pelos franceses, a cidade possui um rico legado histórico e arquitetônico que a torna um verdadeiro tesouro do estado.

O português Jerônomo Albuquerque os expulsou em 1615, após a batalha de Guaxenduba. No entanto, menos de três décadas depois, o Maranhão foi novamente atacado pelo poder colonial europeu.

Antes de 1621, quando é criado o Estado do Maranhão e Grão-Pará, separado da jurisdição do Estado do Brasil, a região do Maranhão era conhecida por diversos nomes ou títulos: 'terra do rio das Amazonas', 'terra dos tupinambás', ou mesmo 'terra dos caraíbas'.

Situada no litoral maranhense, a cidade de São Luís traz consigo influência dos nativos, portugueses, franceses e africanos.

O município conta com cerca de 1,1 milhão de habitantes. A população local foi formada por meio dos imigrantes europeus, dos nativos indígenas e dos escravos africanos. A economia de São Luís tem base terciária. Portanto, destacam-se os setores de administração pública, comércio, serviços, logística e turismo.

Vinhais Velho

O Vinhais Velho é um bairro da cidade de São Luís, também conhecido pela sua importância histórico-cultural, em razão do sítio arquelógico existente na região. É o bairro mais antigo da cidade. 3,000 hab.

A população do Maranhão é uma das mais miscigenadas do Brasil, de acordo com o IBGE, 68% dos habitantes são pardos, resultado da mistura de diferentes composições étnicas. A maioria da população estadual é composta por afro-descendentes, consequência do intenso fluxo de tráfico negreiro entre os séculos XVIII e XIX.