Quem criou o Maranhão?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Fundada em 8 de setembro de 1612, pelos franceses Daniel de La Touche e Fraçois de Rasilly, cujo objetivo comum, dentro do contexto da economia mercantilista, era estabelecer a França Equinocial, a capital maranhense encontra na homenagem ao então Rei da França, Luís XIII, as raízes da sua nomenclatura: São Luís.

Em 1621, foi criado pelos portugueses o estado do Maranhão.
Por meio de acordos entre Portugal e Países Baixos, a questão foi superada. Em 1654 foi criado o estado do Maranhão e Grão-Pará, que compendia, além do território do Maranhão, uma vasta área do atual estado do Pará.

A criação do Estado do Maranhão data no dia 13 de junho de 1621, contudo sua instalação ocorre apenas em 03 de setembro de 1626, devido aos conflitos gerados pela invasão holandesa na região.

Antes de 1621, quando é criado o Estado do Maranhão e Grão-Pará, separado da jurisdição do Estado do Brasil, a região do Maranhão era conhecida por diversos nomes ou títulos: 'terra do rio das Amazonas', 'terra dos tupinambás', ou mesmo 'terra dos caraíbas'.

Os primeiros habitantes do Maranhão faziam parte de dois grupos indígenas: os tupis e os jês. Os tupis habitavam o litoral. Já os jês habitavam o interior. Os dois povos indígenas que pertencem ao grupo tupi são os guajajaras e os urubus.

O estado do Maranhão foi inicialmente colonizado por franceses e depois por holandeses, até a consolidação do domínio português, o que explica seu riquíssimo patrimônio histórico, cultural e arquitetônico.

A origem de Maranhão, estado que abriga os Lençóis Maranhenses, é uma das mais misteriosas entre os estados brasileiros. Sabe-se que vem de Marañón, mas o termo pode ter origem tupi-guarani e significar "o mar que corre" ou vir do espanhol e se referir a cajueiros.

As capitanias foram os primeiros “estados” brasileiros. Para administrar essas porções de terra foram nomeados os capitães-donatários.

São Luís

Após uma extensa pesquisa histórica, chegamos à conclusão de que a cidade mais antiga do estado do Maranhão é São Luís. Fundada em 8 de setembro de 1612 pelos franceses, a cidade possui um rico legado histórico e arquitetônico que a torna um verdadeiro tesouro do estado.

Uma das razões que contribuem para a condição socioeconômica desfavorável do Maranhão está ligada à desigualdade histórica enfrentada pelo estado. Durante muitos anos, o Maranhão sofreu com a concentração de renda, a falta de investimentos em infraestrutura e a ausência de políticas públicas efetivas.

Seu nome é uma homenagem ao então rei da França, Luís XIII. Apesar do domínio francês, três anos depois São Luís passou para o domínio português, dando fim à iniciativa de criação da nova colônia do país. A cidade ainda foi um importante centro exportador de algodão e arroz.

Com a morte do coronel, Ana, então com 38 anos, transformou-se na poderosa “Donana, a rainha do Maranhão”.