Quem anunciou o fim da Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Há 75 anos, em 08 de maio de 1945 era anunciado no Reino Unido, pelo Rei George VI, o fim da 2ª guerra mundial, com a rendição do exército nazista, destruído pelas forças aliadas (EUA, Inglaterra, França e outros países) e pelo Exército Vermelho, da antiga URSS.

9 de agosto de 1945 Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica em Nagasaki. 2 de setembro de 1945 Depois de concordar, em princípio, com uma rendição incondicional no dia 14 de agosto de 1945, o Japão se rende oficialmente, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

Adolf Hitler

No dia 1º de setembro de 1939, Adolf Hitler anunciou o início das ações militares voltadas para a invasão da Polônia. Tal feito do Estado Nazista serviu como estopim para que a França e a Inglaterra enviassem um ultimato exigindo que tal ação militar não fosse realizada.

Há duas datas que marcam o fim da Segunda Guerra Mundial: 8 de maio de 1945, na Europa, pela queda da Alemanha Nazista; e 2 de setembro do mesmo ano, na Ásia, com a rendição do Japão após as bombas atômicas.

Rendição das forças alemãs no Noroeste da Alemanha, Dinamarca e Países Baixos. Em 6 de maio, o marechal de campo Bernard Montgomery obteve a rendição militar incondicional do Generaladmiral Hans-Georg von Friedeburg e do General Eberhard Kinzel de todas as forças alemãs.

Na madrugada de 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia, sendo imitada pelo governo austro-húngaro. Grã-Bretanha e França, surpreendidas pela rapidez dos acontecimentos, não se moveram. Mas a Alemanha, cujos planos de campanha estavam prontos desde 1911, declarou guerra à França em 3 de agosto.

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

Você sabia? No dia 11 de novembro de 1918, a Alemanha e os Aliados assinam o Armistício de Compiègne, representando a rendição alemã e o fim da Primeira Guerra Mundial.

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 30 de junho de 1944, ao lado dos países aliados, isto é, Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e as resistências civis-militares de países como a França. O inimigo, evidentemente, eram as chamadas “Potências do Eixo Roma-Berlim-Tóquio”.

Criação do Tribunal de Nuremberg
Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, os países vencedores – Reino Unido, Estados Unidos, França e União Soviética - instalaram um tribunal para julgar os nazistas. Pela primeira vez na História, os responsáveis por um conflito foram a juízo.

Assim como Norman Davies, Roberts aponta que as forças terrestres da União Soviética tiveram um peso decisivo na derrota do nazismo. Não foi apenas o poderio aéreo dos aliados que fez a diferença. Roberts sustenta que, apesar do poderio dos Aliados, a Alemanha lutou bravamente até maio de 1945, com algumas vitórias.

A 2ª Guerra Mundial se iniciou com a invasão da Polônia pela Alemanha no dia 1º de setembro de 1939 e terminou com a rendição da Alemanha em 8 de maio de 1945. No Pacífico, porém, a contenda continuaria até a capitulação do Japão em 2 de setembro de 1945.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

A 7 de maio de 1945, em Berlim, o que restava do exército alemão rendeu-se às tropas russas. Nesse dia assinava-se um primeiro documento de rendição. A 8 os responsáveis nazis assinavam o armistício com os aliados ocidentais e no dia seguinte com os Russos.

Dia da Vitória na Europa (em inglês: V-E Day) foi o dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Winston Churchill celebrando com seu povo a vitória na Europa.

Europa

A recente guerra travada na Europa entre a Rússia e a Ucrânia tornou esse assunto ainda mais evidente, e a forma como o conflito se desenrola fez ressurgir o temor pela eclosão de disputas em escalas mundiais envolvendo países de diversos continentes e com consequências devastadoras.