O que a Alemanha perdeu com o Tratado de Versalhes?

Perguntado por: nxisco . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

Fora da Europa, a Alemanha perdeu todas as suas colônias [na Africa e no Pacífico]. No total, a Alemanha perdeu 13 por cento do seu território em solo europeu, aproximadamente 70.000 quilômetros quadrados, e um décimo de sua população (entre 6.5 a 7 milhões de habitantes).

A partir desse tratado, estabeleceu-se que a Alemanha era a única responsável pelo conflito e a ela caberia reparar os prejuízos da guerra. As condições do tratado foram duríssimas e consideradas humilhantes pela Alemanha.

Tratado de Versalhes
Além de ter que pagar indenizações aos vencedores, os países da Tríplice Entente – que foram quitadas apenas em 2010 –, a Alemanha foi proibida de ter um exército grande e ainda perdeu colônias e territórios – como a Alsácia-Lorena, cedida à França.

Nas questões financeiras, a Alemanha teve de pagar uma multa pesadíssima, que afetou drasticamente a economia do país durante os anos da República de Weimar (1919-1933).

Mas, esse tratado não foi aceito pelos demais países porque não submeteu à Alemanha imposições punitivas mais severas.

A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.

A Alemanha, como nação derrotada, foi forçada a assinar o Tratado de Versalhes em 28 de junho de 1919. Entre os postulados do Tratado, constava que a Alemanha deveria assumir toda a culpa pela guerra, ceder territórios, reduzir seu poder bélico e pagar uma indenização, cujo valor seria estipulado posteriormente.

Os termos do tratado estipularam que os alemães deveriam pagar cerca de 20 bilhões de marcos alemães em ouro, em valores da época. Esse valor deveria ser pago até abril de 1921, mas tempos depois franceses e britânicos passaram a exigir mais de 200 bilhões de marcos em ouro.

Como parte do tratado assinado depois da derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, as tropas francesas ocuparam a Renânia, no oeste da Alemanha. Para policiar essa área, a França usou pelo menos 20 mil soldados do seu império na África, principalmente do norte e oeste do continente africano.

Em 28 de junho de 1919, o Tratado de Versalhes foi assinado no Palácio que lhe deu nome. O principal ponto do documento consistia em reconhecer a Alemanha como principal responsável pela Primeira Guerra Mundial.

A Alemanha só passou a administrar colónias em África - o Tanganica e o Sudoeste Africano Alemão, actual Namíbia - a seguir à Conferência de Berlim e perdeu-as com a sua derrota na Primeira Guerra Mundial.

Após 1945, com a Alemanha derrotada nos dois conflitos mundiais, e com isso o país acabou sendo dividido em duas partes: uma ocidental e outra oriental.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.