Que tipo de sabedoria a filosofia busca?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

A Filosofia é uma disciplina que busca compreender a realidade e o mundo em que vivemos, através de uma análise crítica e reflexiva dos fenômenos que nos cercam. O termo “filosofia” tem origem grega, derivando de “philos” (amor) e “sophia” (sabedoria), o que significa “amor pela sabedoria”.

Era um conhecimento que se traduzia por uma forma de conduta. Na tradição clássica ocidental, a sabedoria identificava-se com a própria Filosofia. Consiste em dizer coisas verdadeiras e em agir segundo a natureza, escutando a sua voz.

A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando, assim, as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas.

O termo Filosofia significa “amor pela sabedoria”. Como o significado de “amor” grego pode aludir a outras coisas, geralmente se opta por dizer que o filósofo é “amigo da sabedoria”. Em outras palavras, se sente atraído pela sabedoria, por ela tem um afeto e portanto, procura-a.

A Filosofia Clássica é a aplicação prática da arte de viver. Busca a sabedoria, que nada mais é do que saber viver em harmonia. É conhecer a si mesmo e a seu entorno profundamente para assim se elevar, atingir a consciência plena, viver com sabedoria. Ética e moral são dois pilares da Filosofia.

Distinguiu três sabedorias: a sabedoria filosófica, que era uma sabedoria adquirida; a sabedoria teológica, também adquirida; e a sabedoria enquanto dom. Para Descartes, a sabedoria é o conhecimento de todas as coisas.

A sabedoria é a base para tomar boas decisões na vida pessoal e profissional. Conceitualmente, ela se refere a saber coisas importantes para guiar as escolhas que precisamos fazer todos os dias. Ter sabedoria também diz respeito a ser prudente, ter razão e conhecimento.

A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação. Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

A filosofia é o estudo dos conceitos e dos pensamentos das disciplinas deixando seus fundamentos bem claros. Com ela, aprendemos a ver o mundo de um modo mais investigativo, aprendemos também o proveito do ser - humano e os fundamentos a respeito da existência do ser – humano.

O que é conhecimento filosófico? O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

A Sabedoria Humana é o quanto o homem pode saber sobre o próprio homem. Sócrates busca responder a questão de qual é o ser, a natureza última, a essência do homem. A essa pergunta Sócrates responde que o homem é a sua alma, e a alma do homem é a sua razão. A alma do homem é a sua consciência.

De acordo com o filósofo Sócrates de Atenas, a sabedoria é encontra- da quando o indivíduo reconhece a sua própria ignorância, praticando o autoconhecimento, por meio do método dialético, para alcançar a virtude.

A busca pelo conhecimento é, certamente, uma busca sem limites. O homem, desde tempos imemoriais, busca conhecer o ambiente, os objetos (materiais e imateriais), os fenômenos, as estruturas, as pessoas. Busca incessantemente conhecer objetivando em última análise alcançar a verdade.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

Augusto Cury. lucidez e a inteligência.

O silêncio é a maior sabedoria do homem.